Tapetes: dicas infalíveis para não errar na hora da compra

Tapetes: dicas infalíveis para não errar na hora da compra

Se existe um item que complementa e transforma um ambiente de uma hora para a outra, esse é o tapete. De diversos modelos, tamanhos e materiais, os tapetes são a opção ideal para quem quer repaginar os cômodos sem precisar de muito esforço.

Os tapetes são capazes de delimitar os espaços, melhorar a acústica ambiente, alterar a temperatura e, claro, tornar o local muito mais aconchegante. No entanto, há alguns pontos que você deve se atentar para garantir que fará a escolha certa quando for investir em um tapete.

A seguir, descubra algumas dicas infalíveis para não errar na hora da compra do tapete perfeito, afinal, ninguém quer o trabalho de ter que trocar na loja, não é? Boa leitura!

Defina os ambientes

Hoje em dia, é mais do que comum apartamentos ou casas com espaços conjugados, ou seja, sem divisões. Os tapetes surgem, então, como uma boa opção para criar a ilusão de separação desses ambientes.

Se a sala de estar for junta à de jantar, por exemplo, que tal colocar um tapete sob a mesa e outro modelo no espaço entre o sofá e a televisão? Isso vai dar a impressão de separação e, inclusive, de um cômodo maior.

Preste atenção no tamanho dos tapetes

Existem dicas que alguns arquitetos sugerem no momento de dispor um tapete em um espaço. O mais recomendado é que eles tenham uma margem além do limite dos móveis.

 

Tapetes: dicas infalíveis para não errar na hora da compra. Foto/Reprodução: gamespirit no iStock

 

Por exemplo, para um tapete que fica sob a cama o recomendado é que sobre uma margem de 60 cm depois do limite do móvel. Para os sofás, no entanto, não é necessário que o tapete vá além do item, mas ainda assim deve avançar pelo menos 30 cm abaixo dos estofados.

É claro que isso não é uma regra e vai depender da preferência de cada um. No entanto, esteticamente falando, o resultado final é muito agradável quando seguidas essas dicas dos profissionais.

Uma infinidade de materiais e formatos

É possível encontrar tapetes quadrados, redondos, peludos, lisos, de lã, sisal, material sintético e até mesmo seda. Então, não é incomum que surja indecisão no momento de escolher um.

Antes de mais nada, precisamos deixar claro que já se foi o tempo em que combinar tapetes entre si era moda. Hoje em dia, você pode utilizar várias texturas, formatos, cores e estampas. Use a criatividade!

 

Tapetes: dicas infalíveis para não errar na hora da compra. Foto/Reprodução: Katarzyna Bialasiewicz no iStock

 

O mais habitual é investir em modelos quadrados ou retangulares para ambientes maiores. Os circulares, por sua vez, são bastante utilizados em pontos focais, como embaixo de uma mesa de canto, por exemplo.

Já para escolher o material perfeito, leve em consideração alguns aspectos, como:

  • Se você, ou alguém da sua família, tem alergia. Nesses casos, há alguns materiais antialérgicos.
  • Se você possui animais de estimação, como cães ou gatos. Se sim, deve escolher tapetes de fácil limpeza. O mesmo serve para ambientes com crianças, já que há mais chances de cair algo no tapete.

Não tenha medo de ousar com os tapetes

Depois das dicas que demos, é importante que você não tenha medo de ousar. Como dito, nada é uma regra e você deve seguir seu estilo e gosto pessoal.

Algumas pessoas optam pela sobreposição de tapetes. É algo diferente, fora do habitual, mas que funciona muito bem.

E você, tem alguma preferência quanto aos tapetes na sua casa ou escritório? Conte-nos abaixo, nos comentários, pois adoraríamos saber!

Na Big Móveis você encontra opções de tapetes e muitos outros itens de decoração e móveis. Então, não deixe de visitar a nossa loja. Estamos esperando por você!

 

Leia também:

Como melhorar a decoração da casa investindo pouco

Conheça 8 dicas infalíveis para deixar a casa aconchegante