Sofá para salas pequenas: saiba como escolher o ideal para seu cômodo

Sofá para salas pequenas: saiba como escolher o ideal para seu cômodo

Escolher um sofá para salas pequenas pode ser um desafio para muitos. Afinal, ninguém quer acabar em um cômodo apertado demais, mas também quer passar longe de um móvel desconfortável ou nada prático.

Seja como for, o modelo ideal é capaz de fazer com que o ambiente pareça maior e muito aconchegante também. Então, que tal algumas dicas para escolher o sofá perfeito para espaços pequenos? Continue a leitura para descobrir!

Atente-se às cores

Não é segredo para ninguém que cores claras criam a sensação de ambientes mais amplos. Sendo assim, apostar em tons neutros, como branco, bege ou até mesmo um cinza claro pode ser muito vantajoso quando o assunto é sofá para salas pequenas. A mesma dica vale para almofadas ou mantas que irão sobre o móvel.

Além disso, não pense que seu ambiente ficará sem graça com um sofá mais claro. Pelo contrário, uma paleta de cores mais sóbria é sinônimo de sofisticação e elegância, sem deixar a modernidade de lado.

O tamanho ideal do sofá para salas pequenas

Antes de qualquer coisa, ao iniciar a busca pelo estofado perfeito, tenha em mãos as medidas da sua sala. E não falamos apenas do comprimento da parede, mas também qual a profundidade adequada para o sofá, para que ele não avance muito e comprometa a circulação.

Lembre-se que o tamanho do sofá deve ser proporcional ao ambiente, ou seja, não escolha um modelo que vai parecer um gigante comparado a um espaço mais compacto. Então, se a maior parede do cômodo tiver menos do que 2,5 metros, o estofado deve ter apenas dois lugares. Acima de 2,6 metros, sofás de três lugares já são indicados.

Mas, se você mora com duas pessoas ou mais, não se preocupe com a falta de lugar. Uma ótima ideia para suprir essa necessidade é o uso de poltronas ou puffs.

 

Sofá para salas pequenas: saiba como escolher o ideal para seu cômodo. Foto/Reprodução: KatarzynaBialasiewicz no iStock

 

Avalie o formato mais indicado

Existe, no mercado, uma infinidade de modelos de sofá, nos mais diversos formatos. Isso, de certa forma, acaba facilitando o momento de escolher o ideal para espaços pequenos, pois é muito mais fácil encontrar um adequado e do seu gosto.

Mas, vale a pena observar alguns aspectos no momento da compra. Você sabia, por exemplo, que sofás com um formato mais quadrado são os mais indicados para salas pequenas? Isso porque, eles se encaixam melhor e conseguem aproveitar melhor o espaço.

Além disso, sofás com braços mais finos (ou até sem) são perfeitos. O que ocorre na maioria das vezes é que as laterais ocupam muito espaço – em alguns casos até 30 cm em cada lado. Ou seja, é uma área que poderia ser utilizada para uma mesa de canto, por exemplo.

É possível optar por sofás retráteis em salas pequenas?

Impossível não é, mas normalmente não se recomenda. Sofás retráteis costumam ocupar muito espaço e impedindo a circulação. Mas, se você não se incomoda em deixar de lado uma mesa de centro, pode sim optar por um sofá retrátil.

Atente-se apenas para a área de circulação. Afinal, você não quer deixar o sofá grudado ao rack da televisão, por exemplo, quando aberto.

 

Agora que você já sabe algumas dicas de como escolher o sofá perfeito para salas pequenas, que tal conferir as opções da Big Móveis? Aqui, possuímos um showroom completo, com diversos modelos de estofados e outros móveis. Venha nos visitar!

Aproveite que está aqui e siga-nos nas redes sociais, assim, você fica por dentro de todas as novidades da nossa loja!