Móvel de madeira: saiba como cuidar com 4 dicas simples

Móvel de madeira: saiba como cuidar com 4 dicas simples

Belos, versáteis, de fácil combinação e duráveis. Essas são apenas algumas das principais características dos móveis de madeira.

Quando falamos em móveis de madeira, estamos trazendo para nossos ambientes escolhas certas, que combinarão com os mais diversos tipos de decorações, desde contemporâneas, em casas minimalistas, até as que remetem às aconchegantes cabanas de campo ou calorosas casas de avós.

No entanto, por se tratar de um material poroso, alguns cuidados são necessários para que ele perdure o quanto é desejado.

Possui alguma peça de madeira em casa ou ainda pretende incluí-la em uma nova composição?

Então você não pode perder as dicas que trouxemos hoje para que você mantenha a melhor aparência possível desse móvel de forma que ele dure por muitos anos com a mesma aparência.

Confira!:

1. Umidade x mobiliário de madeira

Mesmo sendo mais indicado que o MDF e MDP para áreas com maior umidade, os mobiliários em madeira também necessitam de alguns cuidados especiais.

Como já dissemos, por se tratar de um material poroso, o ideal é protegê-lo ao máximo possível disso.

No caso de espaços externos de regiões mais frias ou úmidas do país, ou mesmo quando a peça estiver em espaços como o da cozinha ou banheiro, o indicado é manter esse móvel pelo menos 5 cm de distância das paredes.

Essa simples prática já irá protegê-lo significamente da umidade.

2. Atente-se aos objetos que são colocados sobre o móvel de madeira

Por se tratar de um material natural e muito resistente, é comum que as pessoas acreditem que quaisquer objetos podem ser postos sobre a madeira, independente de temperatura e umidade.

A verdade é que, para conservá-lo por muito tempo e sem danos à sua cor e superfície, o ideal é que sejam evitados objetos quentes, úmidos ou ainda que possam soltar tinta diretamente sobre o mobiliário.

Nesses casos, faça uso de porta copos ou demais peças especiais para apoiar esses objetos.

Móvel de madeira: saiba como cuidar com 4 dicas simples. Foto Helena Lopes - Unsplash

Os pontiagudos ou ainda cortantes também necessitam de suporte sobre essas superfícies, evitando assim riscos ou manchas.

Outra questão pouco assimilada refere-se a objetos pesados.

Ao colocá-los sobre móveis de madeira por suportarem os mesmos, muito provavelmente você a médio e longo prazos, se deparar com um móvel de madeira empenado ou ainda deformado.

3. Como fazer a limpeza correta desses móveis?

A limpeza do mobiliário de madeira é simples, porém muito importante, principalmente quando temos em vista sua sensibilidade, a qual é ainda maior em móveis para área externa da casa.

Não faça uso de produtos de limpeza agressivos para essa prática de forma alguma!

O álcool, por exemplo, quando usado na madeira, pode ocasionar manchas permanentes à peça.

O ideal é utilizar, primeiramente, um pano seco, para que seja retirado o excesso de pó do móvel.

Concluída a primeira etapa, utilize um pano umedecido em água com sabão neutro para finalizar.

Estará pronta sua limpeza eficiente e segura em seu móvel de madeira.

Uma dica é estar com o pano bem torcido. Nada de molhado e pingando, combinado?

4. Evite expor seu móvel de madeira ao sol

Mesmo possuindo vantagens incomparáveis com diversos materiais, é importante saber que a madeira também sofre com um processo de dilatação quando exposta com muita frequência e diretamente ao sol.

O processo de dilatar ao ser aquecido e sofrer contração ao resfriar, ocasiona um processo de afrouxamento dos parafusos e juntas do móvel.

Em casos mais graves de degradação do mobiliário nesse material, é possível observar ainda a formação de rachaduras, fora o seu desbotamento. 

Por isso, todo cuidado deve ser medido ao posicionar seu móvel em um espaço que pegue luz solar.

O ideal, mesmo em casos de peças expostas, é adquirir as que receberam tratamento próprio para ficarem em áreas externas.

Móvel de madeira: saiba como cuidar com 4 dicas simples. Photo: Randy Fath - Unsplash

Conheça os cuidados específicos, mas bastante simples para esses móveis em nosso post a seguir!