Feng Shui: saiba o que é e como aplicar em sua casa, para usufruir de seus benefícios 

Feng Shui: saiba o que é e como aplicar em sua casa, para usufruir de seus benefícios 

Em momentos de insegurança e incertezas, como é o que estamos vivendo, alguns ajustes na decoração da casa podem contribuir com o humor, bem-estar e até mesmo energia dos moradores por meio de técnicas milenares, como é a do Feng Shui, por exemplo. 

Em tempos de Coronavírus, muitas pessoas têm passado uma grande parte do seu tempo em casa, se não toda.

Isso fez com que repensassem diversas coisas, mudassem a decoração do lar, deixassem no mais confortável, entre outras alterações. 

Fazendo um gancho com a necessidade de nos sentirmos melhores, mais revigorados e entusiasmados em nossa rotina, nada melhor que alinhar a decoração da casa em nosso favor, de forma que agregue e estimule sentimentos e atitudes mais positivas.

Caso você não conheça muito sobre o Feng Shui, saiba que se trata de uma crença e estudo analítico com tradição de mais de 4.000 anos. 

Ela foi estruturada por mestres chineses, que teriam observado que cada área natural, terreno ou edificação seria dotada de sua própria vibração, influenciada pela presença do Ch’i (chamada em chinês de qi) e estaria sujeita às várias influências do ambiente que a circunda.

Tudo isso reflete, segundo a crença, em determinadas vibrações presentes no ambiente, que podem agir de maneira benéfica ou prejudicial.

Móveis e objetos que compõe o ambiente também podem influenciar os moradores ou usuários do espaço e, por isso, devem ser adequados de maneira favorável.

Segundo as ideias do Feng Shui, ao buscar por esse equilíbrio é possível usufruir de maior prosperidade, criatividade, disposição e até mesmo saúde.

Pensando nisso, trouxemos hoje algumas sugestões que podem ser aplicadas ou modificadas em sua casa, para que você, demais moradores e ainda frequentadores do seu espaço possam usufruir desses benefícios. 

Lembrando que espaços comerciais também podem e devem levar em conta esses pontos.

Feng Shui no Hall de entrada 

Feng Shui aplicado no hall de entrada da casa foto: santiago silver - Adobe

A entrada da casa  deve ser sempre bem iluminada e limpa.

Plantas e espelhos são fundamentais para compor a decoração desse espaço e tendem a convidar a boa energia à entrar no lar, segundo o Feng Shui.

Na sala

Para aplicar o estudo a esse espaço, posicione os sofás sempre de frente para a porta de entrada da casa e nunca de costas, para gerar a sensação de boa receptividade e acolhimento.

É indicado ainda, se possível, ter duas cadeiras ao lado direito dos ambientes, pois traduz o espaço representativos aos relacionamentos. 

Outra dica, para aplicar o Feng Shui com eficácia é evitando o uso de móveis que façam barulho e ranjam.

Priorize apenas itens que você realmente gosta em seu espaço, evitando quaisquer objetos que estejam ali por modismo, ou tendência, a não ser que realmente o (a) agradem.

No ambiente dos quartos

Faça uso de objetos decorativos com cores pacíficas, adicione ao quarto elementos que tenham a ver com o seu dia a dia e transmitam identificação das coisas que você gosta de fazer, como os associados aos seus hobbies, por exemplo.

Feng Shui no ambiente da cozinha

A cozinha é o coração das casas e, devido a isso, é importante que você tenha um relógio nesse espaço.

Feng Shui na cozinha Foto: (Ravi) Kayden - Unsplash

Isso traz comprometimento do casal, família ou morador (sozinho), com os horários destinados às refeições. 

Se puder, não coloque a geladeira ao lado do fogão nunca, por se tratar de elementos opostos, característica que precisa ser respeitada, de acordo com o Feng Shui. Por isso, deixe um espaço entre eles.

No Banheiro

O banheiro é considerado um “vilão energético” das casas. Por conta disso, mantenha a tampa do vaso sanitário sempre abaixada e se puder fazer a escolha dos ralos, saiba que os que possuem sistema “abre-fecha” são as melhores opções.

Outra atenção deve ser tomada é em relação à porta do banheiro, que deve permanecer fechada.

Plantas são grandes aliadas do Feng Shui

Além de purificarem o ar, ainda contribuem com a renovação das energias, segundo a crença, que também fortalece a necessidade de aproximação das pessoas com a natureza.

feng shui benefícios de ter plantas em casa. Foto: Pixel-Shot - Adobe

Logo, nada melhor do que ter plantas e flores em casa.

Gostou dessas dicas? 

Então não deixe de acompanhar semanalmente muitas mais em nosso blog!