Descubra a melhor forma de organizar o guarda-roupa e ganhar espaço

Descubra a melhor forma de organizar o guarda-roupa e ganhar espaço

Você faz parte daquele grupo de pessoas que reclamam por nunca ter espaço nos armários? Não se preocupe, afinal, isso é muito comum. Mas, é aquilo que dizem: se quiser manter sua vida arrumada, então comece pelo simples ato de organizar seu guarda-roupa.  

No entanto, nós sabemos que nem sempre é fácil fazer isso. Muitas vezes você até organiza suas roupas, mas o problema é mantê-las assim. Então, lamentamos informar, mas provavelmente você não está fazendo isso do jeito certo.

Por isso, preparamos este post com algumas dicas para você organizar o guarda-roupa da melhor maneira possível. O resultado, com toda certeza, trará mais praticidade e funcionalidade no dia a dia. Pronto para conferir?

Conheça as peças do seu guarda-roupa

Antes de mais nada, comece analisando todas as suas roupas. O que você tem? Quais peças você mais utiliza? O que pode ser doado, já que não utiliza mais?

A maneira de fazer isso é muito simples: basta você tirar tudo do seu guarda-roupa e analisar item por item. Feito isso, você consegue ter noção do espaço que precisa para cada categoria de roupa e onde cada peça caberia melhor no móvel.

Quanto à doação de roupas, não há regra, mas normalmente se você não utilizou a peça no último ano, dificilmente o fará nos próximos meses. Então, vale a pena repensar a necessidade de guardá-la. O mais importante na hora de organizar o guarda-roupa é saber que o acúmulo é inimigo da perfeição. 

Descubra a melhor forma de organizar o guarda-roupa e ganhar espaço. Foto/Reprodução: undefined undefined no iStock

Antes de organizar o guarda-roupa, limpe-o

É isso mesmo, afinal, você não quer que suas roupas fiquem com mau-cheiro ou cheias de poeira, não é? Então, antes de começar a organização, de fato, passe um pano úmido pelas prateleiras e gavetas. Em seguida, utilize outro pano para secar as superfícies, assim, evita de molhar alguma peça ou, pior, manchar uma roupa.

Feito isso, agora que você já sabe onde cada categoria de roupa ficará, utilize etiquetas para identificação. Por exemplo, na seção do armário destinada a calças jeans, coloque uma etiqueta indicando as peças. Isso vai facilitar a manter tudo organizado no dia a dia. 

Comece pelos cabides

Hora de começar a organização do guarda-roupa! A dica que damos é iniciar pelos cabides. Recomendamos que você pendure neles as peças mais delicadas, que tendem a amassar e não se ajeitam dobradas, como camisas, por exemplo.

Além disso, itens como jaquetas e casacos de inverno também devem ser guardados em cabides. Isso porque, normalmente, são de tecido mais grossos e podem acabar danificando se permanecerem dobrados.

Descubra a- melhor forma de organizar o guarda-roupa e ganhar espaço. Foto/Reprodução: KhongkitWiriyachan no iStock

Se você tem espaço sobrando para mais peças em cabides, vale a pena pendurar as calças também. Fica muito mais fácil visualizá-las no dia a dia e você consegue organizá-las muito melhor.

Na hora de colocar os cabides no guarda-roupa, vale a pena organizar as peças por cor e, se possível, material. Dessa forma, se você quer usar uma camisa branca de linho, por exemplo, já sabe exatamente onde ir. 

Moldes para organizar o guarda-roupa

Essa é uma dica que faz toda a diferença e vai deixar suas prateleiras e gavetas com uma aparência de que acabaram de sair de uma revista. Utilize dobradores ou moldes no momento de dobrar as suas roupas. Assim, todas as peças ficarão dobradas da mesma forma e será muito mais fácil organizá-las. 

Essa dica pode ser usada tanto para blusas quanto para calças (se você não guardá-las nos cabides). O único cuidado que deve ter é no momento de empilhar as peças, pois se você fizer pilhas muito altas, as peças podem tombar e fazer um estrago na organização.

Utilize caixas organizadoras

Existem algumas peças, como biquínis, lenços e gorros, por exemplo, que são muito específicas de uma estação e usadas com menos frequência. Além disso, são itens pequenos, que normalmente acabam jogados em um canto do guarda-roupa.

Por isso, vale a pena investir em caixas organizadoras, para deixar essas peças muito bem guardadas e evitar bagunça.

Descubra a melhor forma de organizar o guarda-roupa e ganhar espaço. Foto/Reprodução: sl-f no iStock

Quanto às peças que precisam ficar em gavetas, talvez o uso de caixas não seja tão prático. Você pode substituí-las por colmeias ou outros organizadores. Essas opções são ótimas para criar divisórias e um jeito muito fácil de manter a gaveta de roupas íntimas, por exemplo, organizada. 

Depois de organizar o guarda-roupa, como mantê-lo assim?

Durante todos esses passos que demos acima, você precisa pensar no que é mais prático para você no dia a dia. Não adianta, por exemplo, colocar todas as camisetas apertadas em um espaço muito pequeno se sabe que, na correria da rotina, não vai dobrá-las e colocar exatamente de onde tirou para manter todas encaixadas. Lembre-se que não há regra, você deve guardar as coisas em lugares que vão facilitar a sua vida. 

E então, o que achou dessas dicas? Ansioso para colocá-las em prática? Faça isso e nos conte, abaixo, o que funcionou para você!

Se quiser mais conteúdos como esses, então fique de olho em nosso blog!