Sustentabilidade no setor moveleiro: conheça as principais iniciativas e opções para a sua casa 

Sustentabilidade no setor moveleiro: conheça as principais iniciativas e opções para a sua casa 

Na semana em que comemoramos o dia mundial do meio ambiente e o dia da ecologia, trazemos uma pauta bastante importante, curiosa e em alta nos últimos tempos: a sustentabilidade no setor moveleiro.

É cada dia maior a conscientização e procura por móveis ecologicamente corretos, bem como o nível de sustentabilidade na fabricação dos mesmos.

Termo que deixou de ser moda, para virar realidade e estilo de vida de milhares de pessoas e lojas do ramo.

Adaptabilidade na indústria moveleira

Devido a crescente preocupação do público em geral com o meio ambiente, a indústria moveleira teve chance e incentivo em aumentar a demanda por produtos que sigam esse conceito.

Mais que uma realidade apresentada no produto final, práticas bem intencionadas em favor da sustentabilidade,  podem e devem ser adotadas durante o processo produtivo, como por exemplo,  o uso de recursos naturais de maneira mais controlada, como a água, que pode ser racionada.

Prática como a diminuição na incidência de emissão de gases poluentes, bem como a reciclagem de papel, também tem grande e fundamental importância no setor ao levar em conta que o fabricante do material se relaciona, também, de maneira direta com a necessidade de árvores.

Móveis em estilo “demolição”

móvel em madeira de demolição. Foto: Annie Spratt - Unsplash

Entre as alternativas que buscam promover o aproveitamento de material, está a popular linha de móveis em madeiras de demolição, que acabam reaproveitando materiais de móveis antigos já existentes, que seriam descartados e, muito provavelmente, seguiriam para os aterros sanitários, necessitando de longos anos em processo de decomposição.

Móveis contemporâneos

Outra opção que também foi bastante aceita e adotada pelas pessoas e conta com sua parcela de sustentabilidade, são os móveis em MDF. Bastante utilizados principalmente em novos projetos construtivos, para angariar um visual contemporâneo em todos os aspectos das casas, bem como em espaços comerciais.

Esses móveis possuem excelente custo benefício e, por isso, são uma opção bastante indicada para você, que deseja contribuir com a sustentabilidade.

Qual é a relação entre MDF e a sustentabilidade?

sustentabilidade em móveis de mdf. Foto: slavun - Adobe

Por fazer uso exclusivo de fibras de madeira de reflorestamento como matéria-prima de seu material, o MDF é considerado ecologicamente correto.

A utilização do MDF ainda promove a diminuição do desmatamento e uso indiscriminado de árvores nativas, incluindo da importante Amazônia, como é o caso da Swietenia macrophylla, bastante conhecida por ser utilizada na composição de móveis a alguns anos, conhecida popularmente como mogno-brasileiro.

Além dessa espécie, inúmeras outras foram exploradas para a fabricação de móveis no passado e ainda são nos dias de hoje, em menor escala. 

Entre elas, algumas que estão correndo grave risco de desaparecer, devido à exploração ilegal continuada.

Preservar a natureza, além de uma grande responsabilidade, é também uma forma de contribuir com nossa própria qualidade de vida.

Zelar pelas riquezas naturais de nosso país deve ser um compromisso da sociedade.

Lembre-se sempre de dar preferência à aquisição e uso de materiais que permitem o desenvolvimento sustentável, valorizado cada vez mais os negócios moveleiros que apoiam e contribuem com essa iniciativa.

Na Big Móveis você encontra uma série de jogos para sala de jantar, mesas para escritórios, painéis para TV entre outros que contam com muita qualidade e MDF em sua composição, sendo assim, excelentes para a contribuição do meio ambiente e natureza.

Venha até uma de nossas lojas e conheça as melhores opções em móveis para a decoração e maior comodidade em sua casa!