Purificação do ar da casa: Saiba como fazer por meio de 4 dicas simples

Purificação do ar da casa: Saiba como fazer por meio de 4 dicas simples

Ao nos despedirmos do verão e abraçarmos as temperaturas mais amenas do outono, podemos nos deparar, também, com uma maior incidência de quadros alérgicos e problemas respiratórios. 

Tendo em vista o atual momento em que todo o mundo está vivendo onde devemos permanecer a maior parte do tempo em casa, a purificação do ar e higiene deve ser levada ainda mais a sério, sendo levado como um dos pontos altos de nossa lista de cuidados e afazeres do dia a dia.

Com algumas mudanças simples, mas muito eficientes, é possível manter o ar do seu lar limpo e, com isso, evitar as alergias e doenças virais.

Confira a seguir 4 recomendações para manter a higiene e a saúde em dia dentro da sua casa:

Dicas para purificar o ar da sua casa 

1. Mantenha as janelas abertas sempre que possível.

Manter a circulação de ar dentro do seu lar é uma prática fundamental a ser seguida nesse período.

Em regiões muito quentes em que essa opção não é viável e o uso do ar condicionado é quase obrigatório, uma manutenção de limpeza no aparelho deve ser realizada, imprescindivelmente, a cada 6 meses.

Muitas pessoas não se atentam a isso, mas o ar condicionado também traz detritos para o ar da casa. Esses poluentes podem ocasionar reações e crises alérgicas aos mais propensos.

Ao contrário, em cidades de frio mais intenso, recomendamos aproveitar os horários de maior incidência de luz solar para deixar as janelas abertas, facilitando a circulação de ar.

Ao entardecer, elas podem ser fechadas, para evitar que as temperaturas diminuam no interior da casa.

Importante: Mesmo em meio a uma pandemia, o mais recomendado é manter a casa aberta, pois já foi comprovado que o vírus se deposita rapidamente sobre superfícies e não permanece, então, suspenso no ar por um período considerável.

2. Não varra o chão ou utilize espanador nos móveis!

É isso mesmo! 

Pode até parecer oposto ao óbvio, mas acredite, varrer o chão da casa e espanar os móveis acaba levantando a poeira, que fica em suspensão no ar em média 2 horas até que se deposite no chão ou nos objetos outra vez.

Nesse caso, o ideal é evitar movimentos que levantem o pó e sujeiras.  

O que fazer então?

O recomendado é jogar água diretamente ao piso, ou então utilizar a vassoura junto a um pano úmido torcido evitando, assim, que a poeira não suba.

O mesmo vale para as superfícies dos móveis. Utilize sempre um pano umedecido. Panos secos tendem a gerar o mesmo problema da vassoura.

O uso do aspirador de pó também é uma excelente saída para a limpeza eficaz de ambientes.

Se você tem em casa pessoas com problemas alérgicos e/ou respiratórios mais graves e frequentes, uma excelente indicação são os aspiradores de pó com filtros em água ou um filtro HEPA.

Esses modelos filtram as partículas do ácaro por terem poros bem pequenos.

Está gostando dessas dicas? 

Então confira a continuação delas em nosso post a seguir, onde traremos mais duas dicas imperdíveis para manter sua casa limpa e longe dos microrganismos responsáveis pelas temidas alergias e crises respiratórias.