O tapete ideal

O tapete ideal

Existem tantas opções de tapetes, cores, tamanhos, formatos e materiais, que é difícil escolher um. O tapete tem como objetivo trazer charme e aconchego ao ambiente. Alguns truques ajudam na hora da decisão.

Uma dica bem importante é deixar a escolha do tapete para o final do projeto de ambientação, pois é preciso saber o tamanho do espaço e disposição dos móveis. Não é recomendado o uso de tapetes muito caro em quartos infantis, ou tapetes muito peludos no banheiro, pois a peça pode estragar com mais facilidade.  Para as cozinhas e banheiros o ideal são as peças de fácil manutenção, por serem locais de grande movimento e sujeitos a sujeiras.

Outra dica importante é escolher o tamanho do tapete ou a peça que se encaixa melhor no ambiente. Não existe uma medida correta, ele pode ser centralizado no meio da sala, alinhando com o estofado, como também pode ocupar toda a sala, passando por baixo de todos os móveis.

Sobre as cores, o mais indicado é seguir a paleta de tonalidades eleita para o restante da decoração. O tapete pode ser um tom a mais do piso ou um a menos para se destacar. Ele pode ser um complemento, um pano de fundo para a ambientação. Em um ambiente monocromático, você pode escolher u, tapete mais colorido para destacar.

É possível optar pelo uso de mais de um tapete, criando ambientes distintos em um mesmo espaço de casa. Esse é o caso da sala de estar e de jantar na mesma divisão, os tapetes podem fazer uma diferenciação entre as divisões.

Dicas simples para limpar tapetes

Existem diversos métodos para limpeza de tapetes, porém é preciso muito cuidado na hora de higienizar este item. Dependendo de seu material, a peça pode ser danificada definitivamente. Pensando nisso, separamos algumas dicas simples para você usar na hora da limpeza, confira:

  • Utilize vinagre com água morna e detergente neutro para higienizar os tapetes. Lembre-se de limpar depois com um pano limpo e deixar secar naturalmente.
  • Opte pela lavagem a seco caseira. Misture o amido de milho e bicarbonato de sódio nas mesmas proporções e aplique sobre o tapete. A mistura vai agir sobre a peça e remover toda a sujeira das fibras.
  • Máquina de lavar: Se o seu tapete é compatível com a máquina de lavar, opte por colocá-lo dentro de um saco ou fronha de algodão lavável antes de levá-lo à máquina.
  • Fronha de algodão para aspirar tapetes: Antes de usar o aspirador de pó, observe se o tapete é mais delicado, se sim, coloque uma fronha de algodão ou alguma peça de nylon por cima. Dessa forma, você evita que a sucção do aspirador estrague os detalhes dele.
  • Amaciante de roupas para limpar tapetes: Quando se trata de tapetes peludos, o amaciante é o produto ideal, então junto com a água e o detergente líquido, adicione também o amaciante de roupas. Umedeça a superfície do seu tapete com essa mistura, limpando com uma escova macia. Mas escove sempre no sentido dos pelos para remover as sujeiras sem estragar as fibras! Depois, limpe com um pano úmido!

Agora sim, você está preparado para limpar os tapetes da sua casa!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *