Móveis laqueados: Saiba o que é, como fazer e ainda como cuidar dos seus! 

Móveis laqueados: Saiba o que é, como fazer e ainda como cuidar dos seus! 

Com visual brilhante e mais imponente, os móveis laqueados são muito adotados para ganhar destaque em áreas da casa com apenas um ou alguns itens com o acabamento.

A laca nada mais é do que móveis com um visual brilhante e, na maioria das vezes, acabamento colorido. É bastante provável que você já tenha visto um móvel laqueado, mas não o conhecia por esse nome.

Trata-se de um tipo de acabamento feito com pintura automotiva.

Esse acabamento é baseado em um pigmento cuja função é selar as superfícies, eliminando riscos, emendas e demais imperfeições comuns devido ao uso dos móveis em madeira.

Essa opção ficou bastante famosa nos anos 70 e 80 e, por seu estilo e vantagens, acabou voltando à moda nos últimos anos!

Muitas dúvidas ainda envolvem as pessoas a respeito dessa opção, entre as principais estão o custo, a durabilidade, como é feito o acabamento e até mesmo se é possível fazer em casa ou apenas por um profissional altamente capacitado.

Se alguma dessas dúvidas também é a sua, se você deseja ter um móvel laqueado ou que já tenha em casa e queira saber como cuidar do seu, basta acompanhar nosso post de hoje, com todas essas respostas a seguir:

Todos móveis podem ser laqueados? Como é o processo?

São diversos os materiais que podem receber a laca e, apesar do mais frequente e consumido ser a madeira, é interessante que você saiba que o ferro, o vidro e o metal também podem recebê-la.

É uma excelente maneira de dar “cara nova” a móveis antigos.

O processo de laqueação

O processo de laqueação é feito da seguinte maneira:

Primeiramente, o móvel escolhido é completamente lixado e, em seguida, uma resina é aplicada.

Então, um primer é utilizado para deixar a superfície do material lisa, na maioria das vezes, a madeira, para que ela ganhe aquele aspecto sem imperfeições.

Feito esse processo, a madeira recebe um nivelamento e então a tinta é aplicada.

Essa etapa do processo requer bastante cuidado e atenção aos mínimos detalhes. Isso porque, como a laca é brilhosa, qualquer imperfeição nesse momento irá aparecer.

Posso fazer um móvel laqueado sozinho, em minha casa ou o processo cabe apenas a profissionais?

Para haver um investimento assertivo e, principalmente, resultado sem surpresas desagradáveis, indicamos sempre que seja feito por um profissional, caso você tenha o desejo de reformar um móvel antigo que já tenha em casa.

Os móveis com esse efeito também podem ser adquiridos prontos, caso você preze pela praticidade e qualidade garantida! Inclusive, a Big Móveis conta com opções com esse acabamento em seu showroom.

Todavia, há a possibilidade de você fazer em casa, caso queira. Basta ter os materiais necessários e uma dose significativa de paciência.

Na maioria dos casos, no primeiro móvel não é alcançado o efeito desejado, ou seja, sem imperfeições. No entanto, após isso, muitas pessoas pegam o gosto pela prática e acabam criando verdadeiras obras de arte com os móveis da casa.

Basicamente, trata-se de um processo mais demorado do que difícil.

Para quem é adepto dos projetos DIY, pode ser uma excelente prática.

Quais as vantagens dos móveis laqueados?

Móveis laquedos, mesa de centro. Photo: Toa Heftiba - Unsplash

  • Possuem acabamento superior em comparação aos demais;
  • Apresentam resultado mais uniforme ante as superfícies do móvel;
  • Esconde bem emendas, na maioria das vezes, completamente;
  • Há uma grande gama de cores as quais podem ser escolhidas para seus móveis, excelente para quem quer fugir do tradicional ou ter uma decoração única;
  • Com a manutenção correta, tem grande durabilidade sem que a pintura necessite ser refeita;
  • Possui acabamento liso e sem manchas;
  • Proporciona a restauração de móveis que, muitas vezes, seriam descartados por desgastes e imperfeições;
  • Pode ser uma alternativa mais econômica na renovação dos móveis da casa, eliminando a necessidade de novas compras precisarem ser realizadas;
  • Agregam sofisticação e contemporaneidade aos ambiente onde são adicionados.

Uso e cuidados essenciais com seu móvel laqueado

É indicado adicionar um tampo em vidro fino sobre o móvel, para que a durabilidade e perfeição da superfície tenha maior durabilidade;

  • Não é indicado o uso de diversos móveis laqueados em um mesmo ambiente, para que não fique com visual sobrecarregado;
  • Não utilize em cadeiras, pois como se trata de uma pintura, com o contato direto e uso frequente, a tinta pode se desgastar;
  • Não deve ser aplicado em áreas como pias de cozinha e banheiro, os quais são manuseados objetos continuamente sobre.
  • Em mesas de jantar, não é indicado aplicar a laca nos pés da mesa, sendo ideal usar apenas no tampo;
  • O móvel com o acabamento não deve ficar exposto ao sol.

Para higienizá – lo corretamente

Para que a limpeza desses móveis seja feita de maneira correta, é indicado usar um pano umedecido apenas, (não molhado).

Produtos abrasivos não devem ser utilizados, para não estragar seu móvel, isso inclui o tradicional álcool.

Quando se trata da manutenção do brilho do móvel, o uso de cera automotiva pode e deve ser utilizado 2 vezes ao ano.

Caso observe alguma mancha em seu móvel devido a produtos que foram derrubados no mesmo, detergente neutro ou sabão de coco podem ser usados na limpeza com o pano úmido.

Quanto tempo leva para que um móvel seja laqueado?

Para que um móvel laqueado fique pronto leva em média 15 dias, podendo esse tempo ser menor ou maior dependendo do profissional que fizer e tempo que levar em cada uma das etapas do processo.

Qual o preço desse tipo de acabamento?

Móveis laqueados Foto: Louis Hansel @shotsoflouis - Unsplash

Bem como o tempo para estar pronto, o valor desse tipo de trabalho também pode variar.

Todavia, geralmente é encontrado entre R$ 150,00 a R$ 500,00 o m². Fatores como a cor desejada e o tipo de móvel que você pretende laquear também são fatores que podem alterar o valor do trabalho. para mais ou menos.

Gostou dessas dicas? 

Então não deixe de compartilhá-las com aqueles seus amigos e familiares, que sempre comentam sobre o desgaste dos móveis de madeira, mas que não querem se desfazer dele. 

Vale lembrar que a Big Móveis conta com uma loja repleta de móveis contemporâneos e bastante imponentes para sua casa, incluindo opções laqueadas!

Conheça nossas soluções para o seu espaço! O bom preço e alto nível de qualidade dos móveis irão lhe surpreender.