Dicas para montar uma sala de jantar de tirar o fôlego

Dicas para montar uma sala de jantar de tirar o fôlego

Jantares especiais com os amigos e familiares proporcionam momentos prazerosos, principalmente se o cantinho dedicado às refeições tem a aparência e sensação de acolhimento que tanto desejamos para o espaço.

Veja mais: Dicas para decorar sua sala de estar com criatividade 

Caso você ainda não tenha completado a sua sala de jantar dos sonhos, trouxemos hoje a você algumas dicas infalíveis para alcançar uma sala de jantar de tirar o fôlego! Acompanhe.

Espaço disponível e modelo da mesa

O primeiro passo será  analisar o espaço que sala de jantar dispõe. Feito isso, é possível determinar o tamanho e formato ideal para a mesa que ficará ali. 

Dicas para montar uma sala de jantar de tirar o fôlego
Foto/Reprodução: Sala de jantar clássica integrada a sala. Via: Francesca Tosolini – Unsplash

Existem diversos modelos e tamanhos de mesa. Por isso, analise a rotina da casa para optar por um tamanho que contribua com o dia a dia dos moradores.

Retangulares

Esses modelos de mesa costumam acomodar um maior número de pessoas e são ideais tanto para salas de jantar espaçosas (dispondo de um maior número de cadeiras), quanto para salas de jantar menores, aproveitando e otimizando bem o espaço.

Quadradas

Se sua casa é sempre bem movimentada e o espaço reservado para a sala de jantar tem um espaço confortável de passagem ao redor, as mesas quadradas com disponibilidade para 8 lugares serão sua melhor opção.

Mesas extensíveis

Elas são adaptáveis e, por isso, excelentes para famílias pequenas que costumam receber convidados em casa. Também são ótimas para  famílias maiores, mas que costumam passar a maior parte do dia fora e se reúnem para realizar refeições em conjunto nos finais de semana.

Redondas

Perfeitas para famílias menores e espaços compactos, compõe bem os apartamentos com tamanhos reduzidos ou espaços amplos, agregando sempre elegância e praticidade a sala de jantar.

Diâmetro e pés da mesa

O espaço voltado a sala de jantar precisa ser confortável.  Por isso, é importante pensar na proporção em relação ao espaço ocupado pelo móvel e no que fica  disponível para passagem. Parece óbvio, porém é frequente se deparar com apertos literais em casas onde a mesa ocupa um espaço maior que o ideal, congestionando a circulação das pessoas nos momentos das refeições.

E mais: Dicas para aproveitar o espaço pequeno em apartamentos 

Para que incidentes desconfortáveis não aconteçam, é importante que o espaço entre a mesa e as paredes ao redor tenha, no mínimo, 90 cm de distância.

Dicas para montar uma sala de jantar de tirar o fôlego
Foto/Reprodução: Mesa de jantar com pé central. Via: Pixabay

Já em relação aos pés, se o seu espaço for reduzido, opte por mesas que tenham o pé central, evitando tropeços e outras eventualidades. Esse modelo de pé também auxilia no caso de necessitar a adição de um banco para as refeições para um convidado extra, sem que o mesmo fique “enroscado”, por exemplo.

Cadeiras

Ao adquirir uma mesa, é possível optar pelo jogo completo ou sem as cadeiras. Ambas as opções tem suas vantagens e vão geralmente de acordo com o gosto de cada pessoa. Porém se você tem espírito mais ousado, informal e customizado agregar uma mesa à cadeiras distintas trazem um visual bastante interessante a sua sala de jantar. 

Dicas para montar uma sala de jantar de tirar o fôlego
Foto/Reprodução: Sala de jantar integrada com mesa e cadeiras. Via: Vecislavas Popa – Pexels

Caso a sua sala de jantar seja pequena, atente-se apenas a opções de cadeiras sem braço. Nesses casos elas são a melhor opção. Enquanto que se a sua sala de jantar for ampla, cadeiras com braço vão muito bem. Aí vai da sua preferência e criatividade.

Móveis de apoio na sala de jantar

Esse tipo de móvel em salas de jantar são perfeitos para armazenar louças, toalhas de mesa, entre outros acessórios. Você pode optar por aparadores (ou buffets), carrinhos de chá ou, ainda,as antigas e tradicionais cristaleiras.

Dicas para montar uma sala de jantar de tirar o fôlego
Foto/Reprodução: sala de jantar com aparador via Annie Spratt – Unsplash

É importante lembrar que acessórios como esses devem ser empregados apenas em salas de jantar maiores. Caso seu espaço seja menor, o ideal é usar apenas a mesa de jantar e cadeiras, preservando o espaço destinado à circulação.

Uso de pendentes

Dicas para montar uma sala de jantar de tirar o fôlego
Foto/Reprodução: Pendente em vidro para sala de jantar. Via: Mark McCammon – Pexels

Os pendentes são grandes peças-chave nas salas de jantar e  têm a enorme capacidade de trazer sofisticação, estilo, iluminação e sensação de aconchego ao cômodo. 

Dicas para montar uma sala de jantar de tirar o fôlego
Foto/Reprodução: Sala de jantar com lustre. Via Yann maignan – Unsplash

Quadros grandes

Ás vezes tudo o que falta para que sua sala de jantar ganhe vida é inserir  um grande quadro.Eles, assim como os pendentes, têm a capacidade de trazer o estilo dos moradores da casa à esta área, além de proporcionar um ambiente cheio de  elegância e imponência.

Dicas para montar uma sala de jantar de tirar o fôlego
Foto/Reprodução: Sala de jantar com quadro grande. Via Orlova Maria – Unsplash

Se a sua sala de jantar for pequena, é possível substituir o quadro por um espelho. Assim, além de estilo, trará ao local a sensação de amplitude ao local.

 

Dicas para montar uma sala de jantar de tirar o fôlego
Foto/Reprodução: sala de jantar com espelho. Via: Pexels

Plantas e acessórios decorativos

Para dar um charme a mais no visual do seu cômodo, que tal apostar em plantas e acessórios decorativos? 

E mais: Dicas para aumentar um cômodo visualmente 

Se ficou um espaço muito vago entre parede e mesa, por exemplo, ou se ainda falta um pouco de vida no ambiente, uma ou mais plantas podem resolver essa questão de forma simples e elegante. 

Dicas para montar uma sala de jantar de tirar o fôlego
Foto/Reprodução: sala de jantar pequena com plantas. Via Hutomo Abrianto – Unsplash

Para fechar com chave de ouro, adicione um ou mais itens (de acordo com o tamanho disponível) no centro de sua mesa, pode ser um arranjo,vaso de flores, velas ou  até mesmo uma fruteira bonita. Não tem como errar! 

Dicas para montar uma sala de jantar de tirar o fôlego
Foto/Reprodução: Sala de jantar completa.Via Michael Browning – Unsplash

Não deixe de apostar também em suas cores preferidas para as paredes e faça combinações com os acessórios escolhidos. Isso irá tornar o  ambiente muito mais aconchegante, moderno e requintado.

Veja ainda: Como decorar a cozinha de forma simples e econômica

Gostou das nossas dicas e quer tirar os planos da sua sala de jantar dos sonhos do papel? Então corra para a Big Móveis. Aqui você encontra móveis produzidos com materiais de alta qualidade e com preços imperdíveis de verdade. Visite uma de nossas lojas e comprove!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *