Mesa de cabeceira: saiba como escolher a ideal para o seu quarto! 

Mesa de cabeceira: saiba como escolher a ideal para o seu quarto! 

A mesa de cabeceira é uma das peças mais adotadas nos ambientes do quarto, sejam eles infantis, adultos, de solteiro ou casal, quando aparecem mais frequentemente em pares.

Além de ser um excelente item decorativo, sua funcionalidade é o que mais pesa na hora da escolha do item.

Disponibilizado em diversos tamanhos, cores e estilos, a mesa de cabeceira é geralmente utilizada na armazenagem ou apoio de objetos importantes para o momento que antecede o sono ou que fazemos uso pela manhã.

É o caso de livros, aparelhos celulares, carregadores, copo com água, apoiadores para jóias, luminárias e mais.

Se você está pensando em adquirir uma mesa de cabeceira ou mesmo que já tenha tomado essa decisão, saiba que preparamos dicas essenciais para que você possa, de maneira mais facilitada, encontrar a peça certa para atender às suas necessidades, além, é claro, de complementar o estilo do ambiente onde ela será colocada, num todo.

Vamos lá?

Principais pontos a serem considerados na hora de escolher sua mesa de cabeceira

Ao adquirir a peça, alguns pontos primordiais devem ser considerados para que você siga exatamente a linha que o levará para a peça ideal. Entre elas podemos citar:

  • O Material;
  • O estilo;
  • A necessidade e presença ou não de gavetas e/ou nichos;
  • Cor;
  • De embutir ou modelo de chão.

Ao considerar todos esses passos, tome notas das características que o seu precisa ou não ter.

O material

Geralmente, as mesas de cabeceira podem ser encontradas em 3 materiais: MDF, MDP e o de madeira.

Ambos possuem grandes vantagens, nesse ponto o que fará diferença será o segundo de nossa lista, o estilo.

Estilo da mesa de cabeceira

Se o seu ambiente tem uma conotação mais contemporânea, é mais indicado o uso de materiais com MDF e MDP, podendo ter variações de acabamentos e colorações.

O de madeira, por outro lado, vai muito bem com casas com estilo rústico e praiano.

Trata-se de uma casa de veraneio ou ainda que sua intenção seja essa, a madeira contemplará uma excelente escolha para o seu espaço agregando ao estilo.

Mesa de cabeceira com prateleiras, gavetas, nichos ou ambas as opções?

Ao considerar essas características você deve ter em mente duas coisas:

Primeira: Seu espaço disponível.

Segunda: Os objetos que você precisará guardar nessa mesa de cabeceira.

Se o seu espaço disponível é restrito, indicamos o uso de opções sem gavetas, isso porque elas tomam um espaço considerado e podem atrapalhar a circulação no espaço.

Se o seu espaço é amplo e você necessita guardar objetos de tamanhos distintos como relógio, livros, celular e carregador, os mais indicados são os modelos com gavetas e/ou gaveta e nicho.

Para os que utilizam o móvel apenas como apoio, modelos vazados com prateleiras podem ser bastante práticos e eficientes.

A cor ideal da mesa de cabeceira

Geralmente, para pessoas que buscam uma decoração uniforme e de mesmo estilo, indicamos uma mesa de cabeceira com tom igual ou semelhante aos demais móveis e acessórios do quarto

No entanto, se você quer algo mais estilizado, o uso de peças com cores diferentes do restante do quarto podem garantir o destaque e estilo que você deseja, como é o caso dos coloridos. 

Mesa de cabeceira suspensa

Foto de Jonathan Borba no Pexels

Essa opção tem sido bastante adotada em espaços que precisam de maior otimização ou ainda que prezam pelo estilo contemporâneo e minimalista.

Sendo uma opção prática para quem precisa apoiar um restrito número de objetos, sem abrir mão da comodidade que o móvel apresenta.

A opção ainda facilita a limpeza do ambiente, recomendada para alérgicos ou pessoas que não possuem muito tempo para destinar a longas e específicas sessões de limpeza em casa.

Mesa de cabeceira de embutir ou chão, qual a melhor opção?

Isso irá variar muito com seu estilo, efeito que deseja no ambiente do quarto, entre outros quesitos.

Inicialmente, essa opção foi muito utilizada em quartos menores, que precisavam unir a cama às mesas de cabeceira para otimizar as peças, que tinham seu preço e espaço necessário reduzido.

Porém, hoje em dia, mesmo quartos amplos e em estilos como o clássico e o contemporâneo, que muitas vezes pedem peças mais alongadas, já contemplam a opção.

Uma vantagem das mesas de cabeceira embutidas, como já citamos, é poder comprar de uma única vez cabeceira e mesas, além de garantir que tenham a mesma coloração e material.

Muitos das mesas de cabeceira embutidas também são aéreas facilitando a higienização da parte de baixo do móvel.

E aí?

Conseguiu definir quais características o móvel necessita ter e quais delas são as suas favoritas?

Compartilhe conosco nos comentários!

Tem algum familiar ou amigo (a) planejando a decoração do quarto? 

Então não deixe de compartilhar essas valiosas informações com ele (a)