MDF e MDP: qual é a diferença e qual a melhor opção? 

MDF e MDP: qual é a diferença e qual a melhor opção? 

Com consumidores cada vez mais antenados sobre suas opções, uma dúvida que é  bastante recorrente é saber se um móvel foi fabricado com MDF ou MDP.

Mas qual é a diferença entre o MDF e o MDP? Qual é o melhor opção entre esses dois materiais?

Pensando nisso, trouxemos hoje as principais diferenças entre esses materiais e aplicações onde cada um deles se encaixa melhor.

Curioso para saber? Então acompanhe o texto a seguir:

100% MDF

O MDF, sigla para “Medium Density Fiberboard”, que consiste-se na combinação de fibras de madeira prensadas, resina e aditivos.  

 As placas de madeira são coladas umas sobre as outras com a resina em seguida e  são fixadas por meio de pressão.

 Trata-se de um material final com peso significantemente leve, de fácil manuseio e transporte.

Para quem adquire móveis fabricados em MDF, é imprescindível tomar alguns cuidados referentes à presença de umidade e luz solar.

Essas características diminuem a vida útil do móvel e, por isso, seu contato com o mobiliário deve ser evitado. 

 Outro cuidado que deve ser tomado com o MDF é em relação ao peso que é colocado sobre o material, pois ele não é tão resistente nesse quesito. 

MDP 

O MDP, sigla para Medium Density Pannel é produzido a partir de partículas da madeira e, diferente do MDF, possui características mais resistentes em relação ao recebimento de peso.

 Bem como o MDF, o MDP possui excelente estabilidade e boa capacidade de absorção de tintas, o que garante ao material ótimos acabamentos, tanto para pinturas quanto para revestimentos.

 O MDP é formado por camadas: uma grossa, a do meio e duas finas, que juntas completam as superfícies, sendo todas elas com grande uniformidade de partículas.

 Quando comparado a materiais similares, o MDP mostra-se mais resistente, tanto para a montagem e composição de superfícies feitas com o material, quanto no quesito durabilidade e empenamentos.

Importante saber!

Se você está em busca de móveis novos para sua casa e se identifica com um desses dois materiais em especial, saiba que na maioria das vezes o MDF e o MDP são usados juntos na produção de móveis.

 O  MDP é geralmente utilizado em áreas que tendem a necessitar de maior resistência, como por exemplo, nas laterais e forro dos móveis, enquanto o MDF é ideal para as partes leves e que certamente serão manuseadas frequentemente, como as portas dos armários.

Principais diferenças entre os dois materiais

Além de sua composição, uma das principais diferenças entre o MDF e o MDP é na limitação de uso do material.

Enquanto o MDF apresenta-se de maneira bem maleável, o MDP possui algumas limitações nesse aspecto, permitindo apenas que o material seja utilizado para fabricação de artigos de linhas retas.  

Outra diferença entre os dois materiais e que é importante conhecer, é que o MDP possui melhor absorção de tintas em seu acabamento que o MDF.

Se levado em conta esse quesito, as placas de MDF tornam-se mais vantajosas, já que permitem que sua conclusão em laca seja mais uniforme.

Pacas em MDF para a produção de móveis. Via: Syda Productions – Adobe.

Essa particularidade beneficia o material em relação a seu custo-benefício, pela razão que, na parte externa, a madeira com menos poros possui menor absorção e requer menos tinta.

Em contrapartida, o MDP é o material mais rentável, porque permite uma excelente colagem, além do custo do material ser consideravelmente menor.

Tendo todas essas informações em mãos, finalmente chegamos a conclusão de que não existe um material mais vantajoso que o outro, a não ser quando levado em conta sua aplicação.

Tanto o MDF quanto o MDP possuem características individuais, ambos são excelentes, mas precisam ter a aplicação adequada.

Com base nas característica apresentadas sobre esses materiais é possível analisar qual é a melhor opção para o seu projeto.

Gostou dessas informações?

Na Big Móveis, você encontra os melhores móveis para compor os espaços da sua casa com muito conforto, qualidade e excelência nos materiais utilizados. 

Venha conferir em nosso espaço e surpreenda-se!

+ Saiba como fazer o espaços pequenos da casa parecem maiores 

+ Aprenda a limpar corretamente móveis em MDF

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *