Iluminação decorativa: como utilizar

Iluminação decorativa: como utilizar

Na hora de decorar um ambiente é normal lembrarmos de móveis, quadros, objetos, mas que tal usar a iluminação como decoração?

É possível explorar a iluminação decorativa com lustres, spots, pendentes, luminárias, abajures, fitas de led, etc.

Como utilizar a iluminação decorativa?

A luz é essencial na composição de qualquer ambiente, pois ela valoriza as formas, os móveis, as cores e as texturas. Antes de decidir quais itens vão compor sua iluminação decorativa é importante pensar que tipo de efeito você quer obter.

A temperatura da luz faz toda a diferença. Uma luz amarelada é mais indicada para salas e quartos pois deixa o ambiente mais aconchegante e acolhedor. Já a luz branca funciona melhor em cozinhas, banheiros e escritórios.

Como compor a decoração?

Escolha os objetos e formas de iluminação que mais combinem com sua casa e aposte sem medo!

Confira algumas ideias:

Lustres

Os lustres trazem sofisticação ao ambiente. Antes de escolher um lustre é sempre importante medir a  altura do pé direito do cômodo. Quanto maior a dimensão do ambiente, maior pode ser o lustre.

Abajures

Os abajures são clássicos da iluminação decorativa e podem ser usados em todos os estilos de decoração. No mercado existem inúmeros modelos com cores, tamanhos e formatos diferentes. Eles devem ser sempre utilizados como luz complementar ou apenas como decoração do ambiente, nunca como fonte de luz principal.

Pendentes

Os pendentes podem ser utilizados em todos os cômodos da casa e, assim como os abajures, contam com inúmeros modelos, tamanhos e formatos.

Eles podem ter uma lâmpada exposta. As lâmpadas de filamento ou com formatos diferentes são ótimas opções caso você escolha esse estilo de iluminação. Você pode utilizar mais de um pendente em alturas diferentes e criar uma composição visual no ambiente.

Destaque objetos e móveis

Com uma luz direcionada você pode valorizar quadros ou paredes que tenham revestimentos, por exemplo as com texturas.

As fitas de led são versáteis e combinam com móveis, degraus, espelhos e cantos da casa. Com elas você pode valorizar a peça sem acrescentar elementos, já que apenas a luz da fita aparece.

Em ambientes grandes vários pontos de luz  harmonizam o cômodo visualmente.

Gostou das dicas? Acompanhe o blog da Big móveis e descubra novos jeito de transformar seu lar!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *