Dicas para decorar sala de jantar

Dicas para decorar sala de jantar

Um dos espaços mais democráticos e versáteis de uma casa, sem dúvida é a sala de jantar. É um tradicional cenário de refeições em famílias e reuniões entre amigos. Para acompanhar o cotidiano movimentado, esse espaço ganha cada vez mais funções novas. Mas como decorar a sala? Confira a seguir:

  1. Todas as dimensões do espaço precisam ser medidas antes mesmo da escolha dos móveis. Cada espaço pode ser decisivo e os deslizes podem quebrar com a harmonia do ambiente. Esse espaço normalmente é um lugar de circulação, assim o mobiliário e objetos de decoração devem caber com folga do cômodo, deixando espaço livre para a passagem.
  2. Conjunto de mesa com cadeiras é um dos principais itens adquiridos para a sala. Mesas grandes e retangulares são os modelos mais comuns, embora existam diversas opções e dimensões. Conforme a disponibilidade do espaço é possível reduzir o tamanho da mesa e incluir outros móveis. Estantes e armários podem auxiliar no armazenamento de materiais e deixam o cômodo com um toque diferente. Mesas redondas e ovais também são excelentes opções, e comportam um número maior de lugares, com sensação de aconchego e proximidade.
  3. A luz nesse ambiente precisa ser pensada de maneira estratégica. As maneiras de disposição das luzes devem proporcionar um clima mais intimista em ocasiões como jantares e recepções. Já em momentos de trabalho, o ambiente precisa estar muito iluminado, com lâmpadas focadas que permitam uma concentração maior. Plafons deixam o ambiente muito elegante, as luminárias de canto são extremamente charmosas e os abajures são peças clássicas.
  4. Em casas e apartamentos de dimensões reduzidas, a sala acaba sendo um dos ambientes excluídos da planta, que optam por um tamanho maior em quartos, por exemplo. A integração dos espaços permite que esse ambiente volte a existir e ganhe uma importância fundamental. É possível criar um espaço que combine a sala de jantar, home Office, sala de estar e cozinha. Para demarcar a área a área da cozinha um balcão no estilo americano é uma excelente opção. Em salas a divisão pode ser feita com sofás, poltronas e aparadores.
  5. O ambiente deve ser agradável e sempre focando na elegância e no conforto. É possível reunir peças clássicas e contemporâneas. Abusando do bom senso, essa tendência pode compor um ambiente super original e aconchegante.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *