Cores no Feng Shui: conheça os significados e como escolher

Cores no Feng Shui: conheça os significados e como escolher

A milenar técnica chinesa poderá fazer toda a diferença no momento da escolha da cor ideal para os ambientes da casa: conheça as dicas!

Não é segredo para ninguém que as cores têm um efeito bastante considerável em nosso humor inconscientemente.

Agora, você sabia também que as cores no Feng Shui têm importantes significados?

É isso mesmo, e elas podem influenciar de maneira completamente significativa em nosso estado de espírito também, agitação, falta de energia e inclusive nos relacionamentos. 

É o que a técnica expõe e acredita.

As paredes das casas no Feng Shui são vistas como as guardiãs e, por isso, na hora de buscar por uma melhoria dos ambientes e na interação dos que vivem nela, a pintura deve ser o primeiro passo.

Pensando nisso, trouxemos hoje para você um guia das cores no Feng Shui. 

Acompanhe para aprender e poder aplicá-las da melhor forma possível em seus espaços:

Verde

A cor está diretamente ligada a um novo ciclo, à tranquilidade, o desenvolvimento e esperança, por isso, a cor deve ser incorporada em seu ou seus ambientes, se você tem identificado essas características em sua vida atualmente.

Marrom

Apesar do que se imagina tendo em mente cores sóbrias, o marrom, por exemplo, têm associação ao respeito e à tradição. Excelente para ser adicionada à parede de uma sala de estar, por exemplo, ou ainda ser parte da cor de móveis da casa.

Ambientes como escritórios comerciais também podem fazer uso da cor para transmitir o mesmo.

Além disso, no Feng Shui, o marrom ainda representa o elemento terra.

Cor amarela

Na China, a cor é associada à sorte, poder e honra. Nos ambientes, ela possui ligação com boas energias, saúde, vitalidade, comunicação e alegria.

É uma excelente escolha para uma parede em seu escritório em home office, por exemplo, parede do hall de entrada da casa, do corredor, da sala de estar e por aí vai.

Cor vermelha

Se você deseja proporcionar vigor, energia, força e paixão à sua vida, detalhes na cor vermelho podem ser adicionados a ambientes estratégicos da sua casa.

Azul

Por fazer referência ao mar e ao céu, os tons de azul remetem harmonia, calma e paz. Uma excelente cor para ser agregada em quaisquer cômodos da sua casa.

Rosa

Cores no Feng Shui: conheça os significados. Parede rosa

O rosa representa o amor e a felicidade, a união da terra e do céu, dos sentimentos e intenções puros. Além disso, também está associada ao romance na técnica chinesa, por isso, você pode aplicá-la em detalhes dos mais variados cômodos, como também, escolher uma parede para receber a cor.

Cor Preta

Apesar de ser associada diversas vezes como uma cor negativa e “pesada”, o que vem mudando bastante, principalmente com a atual composição de casas contemporâneas, na técnica chinesa do Feng Shui, a cor preta representa o elemento água, portanto, está associada à sabedoria, à forte conexão espiritual e à profundidade.

Branco

Não é segredo para ninguém que a cor, inclusive na técnica chinesa do Feng Shui, está associada à paz, à pureza e à purificação.

Além disso, ela também está associada à criatividade e à energia das boas amizades. Por isso, é sempre uma excelente alternativa, caso você esteja na dúvida.

O tom vai muito bem em espaços como a sala de estar ou tv, quarto de irmãos que compartilham o espaço, áreas gourmet e assim por diante.

No entanto, é preciso atentar-se à cor em ambientes amplos.

Em casas que possuem pé direito alto ou duplo, o ideal é que outras cores sejam aplicadas junto à cor branca.

Isso porque em ambientes muito grandes, pode ocorrer uma sensação de aceleramento de energia, ocasionando em constante ansiedade. 

Cinza

A misturas das cores preto e branco, simboliza o equilíbrio e também a solução de conflitos.

Pode ser agregada à paredes de ambientes e misturada a detalhes coloridos dos tons indicados acima.

Roxo

O roxo ou o lilás estão ligados à sorte, fortuna, e riqueza. Unidas ao azul ou aos tons de vermelho, sugerem equilíbrio entre sabedoria e amor, mente e espírito e paixão e razão.

Por isso, se você deseja alinhar esses pontos em sua vida e dia a dia, acrescente a cor indicada pela técnica para esse fim.

No entanto, se você deseja escolher as cores pela energia, atente-se às indicações da técnica:

Para energias mais suaves: use rosa, tons de verde mais claros, tons pastel e coral;

Cores aceleradoras de energia: amarelo, vermelho e turquesa;

Energia mais demorada: use ferrugem e/ou marrom;

Neutralizadas: castanho, branco e bege;

Se você necessita de maior criatividade, que é o caso frequente de criadores de conteúdo, designers, professores e mais: laranja ou azul vibrante;

Para proporcionar ou ainda intensificar a espiritualidade: roxo ou lilás;

Para estimular o romance no ar: rosa e vermelho podem ser as escolhidas.

Gostou de saber mais sobre a técnica e sobre os significados das cores? Quais delas você tem em sua casa? Compartilhe conosco nos comentários!