Como fazer uma parede lousa criativa

Como fazer uma parede lousa criativa

Com o passar dos anos, surgem novas tendências para a decoração de interiores. Uma que se popularizou a alguns anos e continua sendo bastante aplicada é a parede lousa, muito utilizada nos mais variados tipos de ambientes.

Com alguns itens e um pouco de criatividade, é possível transformar espaços simples em ambientes únicos e bastante criativos com a aplicação da técnica.

Para criar a sua parede lousa, existem algumas opções em cores, como a lousa verde (igual os quadros de salas de aula), a preta, mais aplicada na maioria dos ambientes e, ainda, as coloridas.

Se você sempre desejou ter uma parede dessas em casa, confira  nosso post e conheça as alternativas e inspirações para criar a sua.

Formas de fazer a parede lousa

Em geral, existem duas formas mais populares de criar uma parede lousa: por meio de adesivos ou com tinta fosca. Conheça agora o passo a passo de cada um desses processos para definir qual o melhor para sua parede.

Lousa adesiva

A lousa adesiva, pode ser criada a partir do uso de papel contact preto fosco. Esse é o modo mais rápido e prático de aderir a essa ideia. Entretanto, o papel contact para lousa geralmente é vendido em metragem estreita. Então, caso o espaço para a cobertura seja grande, isso irá exigir emendas.

Sua aplicação é extremamente simples: basta remover a proteção e aplicá-lo diretamente a parede desejada.

Tome cuidado com o papel contact na hora da aplicação. É necessário que o material seja bem esticado e, posteriormente, alisando com o auxílio de uma régua. Do contrário, sua parede lousa poderá apresentar algumas bolhas e dobrinhas.

Lousa com aplicação de tinta

  • A outra forma de obter uma parede de lousa é aplicando tinta fosca na área desejada. Como no uso de outras tintas, é necessário seguir alguns passos para obter o resultado desejado sem dores de cabeça: certifique- se de que suas mãos estejam protegidas com luvas;
  • delimite a área da parede que receberá a tinta com o auxílio de fita crepe para evitar manchas;
  • proteja o chão com uma superfície plástica ou jornais;
  • aplique a tinta escolhida com o auxílio de um rolo;após 4 horas, certifique-se de que a primeira camada de tinta esteja 100% seca. Se estiver, reaplique a tinta para garantir um tom uniforme a parede.

Para dar início a desenhos e anotações em sua nova lousa, espere ao menos 5 horas em paredes que fiquem em áreas ensolaradas e ventiladas. Do contrário, espere até o próximo dia e garanta que a tinta esteja totalmente seca antes de dar largada a sua criatividade nela. 

Como escolher a tinta correta?

Para escolher a tinta correta, basta ter em mente que ela precisa ser fosca. A cor fica a seu critério, podendo variar entre o verde, o preto e o azul, que são as mais comuns.

Ideias de uso para a sua parede lousa

As lousas são grandes aliadas na decoração da casa e também para anotações importantes do dia-a-dia. Ao escolher o local onde ela ficará, lembre-se de que a área deve ter boa iluminação, para que a parede angarie destaque no ambiente.

Outro detalhe a ser pensado é sobre o cômodo como um todo. É importante que o ambiente converse e combine com a nova parede para que o elemento agregue o visual ao invés de bagunçá-lo.

Como fazer uma parede lousa
Foto/Reprodução: Pinterest

A parede lousa, após finalizada e seca, pode receber qualquer tipo de desenho e anotação, podendo ser utilizada com os mais variados objetivos. Confira agora, algumas inspirações de aplicação para a sua parede lousa:

1. Mural de recados

 Uma ótima forma de utilizar a sua parede lousa é usando-a como mural de lembretes e recados. Essa é uma excelente ideia para pessoas atarefadas, casais ou mesmo familiares que desejam comunicar-se a respeito de compromissos, itens que precisam ser adquiridos ou para se fazer presente com mensagens de carinho.  

 2. Mural de fotos

Além de quadro de lembretes, a parede lousa pode servir como um mural de fotos decorativo. A ideia não se refere somente a fixar fotos na parede, mas  utilizá-las de forma interativa e divertida, adicionando descrições, comentários e desenhos as fotos. Isso pode, de alguma maneira, contribuir com a recordação de boas memórias e a criatividade dos moradores.

3. Como espaço artístico

A utilização mais frequente da parede lousa é com a criação de um espaço artístico. Seja para uma decoração “fixa” ou mesmo para desenhos cotidianos, é uma ideia excelente, tanto para adultos que gostam de desenhar, quanto para as crianças que podem se divertir sem uma limitação pequena de espaço.

4. Calendário

Se você tem o hábito de comprar, imprimir e acompanhar e datas importantes ao longo do ano em calendários, saiba que a parede lousa pode ser uma excelente aliada nesse aspecto. Pensando no quesito organização, é possível pintar pequenos quadrados na parede ou, com a ajuda do giz, criar calendários fixo e editáveis. 

Essa é uma ideia bastante interessante para quem tem rotina atarefada e gosta de ter os compromissos à vista.

5. Parede lousa no escritório 

Como na aplicação de calendários, a parede lousa pode ser bastante útil quando o objetivo é organizar tarefas. Em espaço destinados ao trabalho, é comum anotar e alistar tarefas. Por isso, a parede lousa é uma excelente ideia a ser adotada nesse ambiente.

Além de fornecer organização, traz bastante estilo a seu ambiente profissional. 

Gostou das dicas?

Veja também:

Dicas para aumentar visualmente um cômodo em sua casa 

9 motivos para decorar sua casa com baús 

Dicas para conservar seu sofá 

A Big Móveis tem como principal objetivo trazer a todos os seus clientes as últimas novidades do setor de móveis e decorações, com alta qualidade, design e os melhores preços, temos como principal compromisso, fazer com que cada experiência em nossa loja seja única e personalizada. Através de profissionais treinados, buscamos levar o bem-estar e a satisfação para dentro da cada espaço que possui nossos produtos. Conheça nossa loja.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *