Como fazer o apartamento parecer maior com mudanças simples

Como fazer o apartamento parecer maior com mudanças simples

Com dicas simples é possível transformar um apartamento compacto em um equilibrado ambiente que contempla a sensação de amplitude. 

Em nosso último post, você pôde conhecer 3 práticas que podem alterar totalmente a sensação de amplitude de um apartamento pequeno e como fazer readaptações inteligentes para esses espaços.

Conheça agora, mais 4 erros erros que fazem espaços compactos parecem menores e as mudanças simples que podem ser feitas para que esse espaço ganhe um novo, amplo e confortável visual. Confira:

Exagerar na aplicação de cores escuras no apartamento 

Preto fosco, cimento queimado, tons terrosos e o popular Classic Blue, eleito como cor do ano pela Pantone em 2020, são apenas alguns dos tons populares utilizados em casas contemporâneas nos últimos meses e anos.

Não que cores escuras não devam ser utilizadas em espaços pequenos, entretanto, é importante saber que tonalidades como essas, tendem a fazer com que os espaços pareçam ainda menores do que são e, por isso, devem ser utilizados com sabedoria.

Quando se pensa em cor, nossa mente nos leva diretamente as cores das paredes, certo?

Tendo isso em vista, bastaria evitá-las nesses espaços, dando preferência à cores neutras ou mesmo o clássico branco para elas. Não é mesmo?

Não!

 Cores nos lembram paredes, mas a verdade é que elas estão na mobília, nos acessórios e demais itens da casa e a parede é apenas uma parte do contexto.

 Agora que você já sabe disso, além das paredes, prefira tons neutros e mais claros também para os revestimentos e marcenaria da casa.

Se empregadas nesses elementos, os tons escuros serão mais difíceis de serem substituídos, já que isso acarreta num custo e mão de obra relativamente grandes, na maioria das vezes.

 Deixe a cor para os elementos chave, em alguns pontos da decoração.

Veja também: Como limpar móveis de MDF de maneira correta 

Impossibilitar a entrada de iluminação natural

O tamanho e a quantidade de janelas são mudanças que podem ser observadas nos novos empreendimentos, principalmente em apartamentos novos e compactos, em relação aos antigos.

Nos apartamentos antigos, é comum observarmos muitas e amplas janelas, que garantiam a iluminação que adentrava todo o imóvel.

Hoje, com a readaptação no tamanho dos imóveis, as janelas também diminuíram, com ressalva apenas da janela onde há a sacada.

Se você adquiriu um apartamento novo e compacto nos últimos meses, lembre que a entrada de luz natural é essencial para que esse seu novo espaço ganhe a impressão de maior amplitude.

Mas com janelas e cômodos tão pequenos, como isso é possível?

 Fique atento para não perder a luminosidade que você já tem.

Dê preferência à cortinas de tecidos leves e claros, que possam ser facilmente abertas. 

Além disso, não trancar os espaços à frente e próximo às janelas também faz com que a luz entre, seja melhor aproveitada e beneficie o espaço como um todo.

 Além de maior sensação de bem-estar, práticas como essas farão com que você utilize menos a energia da sua casa e economize.

 Utilizar tapetes volumosos

Apesar de muito macios e aconchegantes, tapetes com aspecto felpudo podem deixar o ambiente parecer menor do que ele realmente é. Por isso, aposte em peças de tapetes com aspecto mais “baixo” e simples.

Além da estética, essa escolha contribuirá também com a limpeza e praticidade do local no dia-a-dia.

Manter os cômodos separados

Os ambientes integrados estão em alta e não é à toa.

Além de fornecerem melhor integração entre as pessoas da casa e suas atividades dentro do espaço, essa configuração popular permite que os espaços pareçam mais amplos.

Uma boa e bastante aplicada dica é integrar sala de jantar, cozinha e varanda por exemplo, tornando esses três ambientes em apenas um. 

Gostou dessas dicas? 

Ao se atentar para todos esses detalhes, você conseguirá, mesmo em um apartamento ou casa pequena, aproveitar todos os espaços que possui da melhor forma e promover uma vida mais leve, tranquila e harmoniosa para si, sua família e amigos que frequentarão o espaço. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *