Como escolher o espelho certo para a sala de jantar

Como escolher o espelho certo para a sala de jantar

Espelhos podem trazer um enorme benefício a qualquer ambiente, deixando os com aspecto mais amplo, iluminado e sofisticado.

Agregar espelhos à decoração de um cômodo pode ser uma ótima alternativa para quem precisa ou deseja trazer maior iluminação e sensação de amplitude aos ambientes. 

E mais: Como decorar sua sala de estar com criatividade

Existem diversos modelos que vão dos mais tradicionais aos mais modernos e minimalistas. Seja qual for o seu objetivo, nós vamos te ajudar e inspirar você a escolher os modelos certos de espelhos, assim como a utilizá-los de maneira mais proveitosa em seu espaço. Acompanhe.

Parede completa

Se a sua sala de jantar possui tamanho médio, o ideal é valorizar o ambiente utilizando um modelo de espelho que cubra boa parte da parede ou toda ela, sendo possível repetir a aplicação em mais de uma parede no mesmo cômodo.

Ao cobrir uma parede com espelho, é importante verificar o arranjo dos móveis ficarão refletidos. Lembre-se que, nesse caso, o grande objetivo é dar destaque e refletir luminosidade ao local e não ressaltar informações e um aglomerado de objetos.

E mais: transforme a decoração da sua casa num passe de mágica 

Em quantidade

Ocasionalmente, a quantidade excessiva de de reflexos pode gerar alguns incômodos visuais e trazer justamente o efeito contrário do que o esperado. Por conta disso, a dica anterior deve ser aplicada, de preferência, em ambientes de tamanhos grandes ou médios.

Como escolher o espelho certo para a sala de jantar
Foto/Reprodução: Composição de espelhos em diferentes tamanhos. Via: Filipe – Pexels

Se o seu espaço disponível é pequeno, aposte na combinação de espelhos para a sua decoração. Opte sempre por aplicá-los em apenas uma das paredes. 

Espelhos com moldura

Um detalhe que contribui muito com a decoração da sala de jantar são as molduras escolhidas para os espelhos aplicados nesta área.

Caso seu objetivo seja cobrir totalmente sua parede com um espelho, a moldura não será necessária. Porém, se o espelho escolhido for menor, uma bela moldura fará toda diferença.

Como escolher o espelho certo para a sala de jantar
Foto/Reprodução: Espelho com moldura em madeira. Via: Alex Qian – Pexels

Caso o modelo escolhido seja mais antigos e tradicional, uma excelente escolha é utilizar molduras com diâmetros menores e com mais detalhes. Assim, é possível combinar elegância à modernidade, trazendo um ar sofisticado ao ambiente. 

Veja ainda: Como decorar área de lazer fechada 

Quadros de espelhos

Se o espaço disponível é pequeno e não permite que seja adicionado um espelho para cobrir toda uma parede, você pode ter uma bela sala de jantar criando composições com variados espelhos.

Como escolher o espelho certo para a sala de jantar
Foto/Reprodução: Espelhos coloridos para compor sala de jantar pequena. Via Louis Hansel – Unsplash

As peças escolhidas podem ter diferentes cores, tamanhos e formatos. Além de criarem uma atmosfera criativa e estilosa, possibilitam a variação da composição, sendo uma excelente ideia para quem vive mudando e agregando a decoração dos espaços em casa. 

Efeitos

É importante saber que efeitos você quer trazer ao adicionar espelhos a sua sala de jantar. . Se o seu objetivo se limita apenas a criar uma atmosfera mais ampla e iluminada, saiba que está no caminho correto aplicando todas as opções já indicadas neste post.

Como escolher o espelho certo para a sala de jantar
Foto/Reprodução: espelho para ampliar e iluminar sala de jantar. Via: Suhyeon Choi – Unsplash

Porém, caso o seu objetivo seja apenas enfeitar o seu espaço, você pode aplicar espelhos de diferentes formatos, pode utilizar espelhos adesivos e até adquirir espelhos com modelos mais lúdicos. 

Veja Também: Dicas de decoração para casas pequenas 

Tamanhos de espelhos

Como escolher o espelho certo para a sala de jantar
Foto/Reprodução: Espelho em diferentes tamanhos para compor para sala de jantar integrada a sala de TV. Foto: Thomas – Pexels

Se você não sabe ainda qual o tamanho ideal para o espelho de sua sala de jantar, abaixo vão algumas dicas: 

  • Pequenos

Espelhos em tamanhos pequenos podem ser muito relevantes quando empregados  em uma parede decorada. Mas, quando aplicados nesta ocasião, é importante deixar o espelho em um espaço que não chame a maior parte da atenção. Agora, caso  o objetivo é fazer uma parede composta por diversos espelhos pequenos, uma boa tática é misturar modelos distintos, a fim de trazer grande personalidade a sua sala de jantar.

  • Médios

Para trazer a sensação de aconchego na sua decoração, aposte em espelhos tradicionais de tamanhos médios. São clássicos, elegantes e combinam com qualquer ambiente.

  • Amplos

Os espelhos amplos dão amplitude à sala de jantar. Como já exemplificado anteriormente, espelhos amplos devem ser utilizados preferencialmente em ambientes médios e com menos elementos, para que o resultados apresentados pelos reflexos, não sejam carregados.

Formatos

Como escolher o espelho certo para a sala de jantar
Foto/Reprodução: Espelho retangular para sala de jantar. Foto: Annie Spratt – Unsplash

Há tantas opções de formatos, modelos e estilos de espelhos que é normal ficar  em dúvida na escolha do modelo ideal. Para ajudar, preparamos uma lista com formatos de espelhos e suas principais características. 

  • Redondo

 Espelhos nesse formato trazem mais delicadeza, modernidade e adicionam um toque mais informal aos mais variados ambientes, inclusive em salas de jantar. São perfeitos para dar destaque a um ponto principal no espaço, como um enfeite sobre a mesa ou luminária, por exemplo.

  •  Quadrado

Já modelos desse formato transmitem a informação de ordem e uniformidade aos espaços. Se a sua intenção for criar um ambiente mais sério ou que transmita equilíbrio, essa é a escolha certa.

  • Retangular

O formato retangular é bastante utilizado em salas de jantar, principalmente em espelhos grandes. É um formato muito versátil, transmite luminosidade, organização, amplitude e costuma se adequar bem a todos os ambientes. 

  • Irregular

Para quem deseja criar um ambiente mais atual e distinto, espelhos com formato irregular são bastante indicados, pois contribuem com uma composição diversificada, gerando variados efeitos ao seu espaço. 

Neste post você pôde conferir como os espelhos geram a sensação de movimento ao ambiente e,por isso, são uma escolha de quem pretende deixar a sala de jantar bonita e com grande estilo.

Na Big Móveis Styllus você encontra apenas os últimos lançamentos do mundo da decoração. Com uma equipe preparada e móveis de qualidade, oferecemos apenas os melhor produtos e valores para nossos cliente. Conheça as opções para sua sala de jantar na Big Móveis.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *