Como decorar um quarto infantil de forma prática e econômica

Como decorar um quarto infantil de forma prática e econômica

Decorar um quarto infantil com orçamento limitado pode parecer uma tarefa difícil a diversos pais que sonham e apreciam esse espaço. O que nem todo mundo sabe é que é possível sim conquistar um quarto lindo e bem decorado, de forma fácil e econômica

Veja ainda: Como aproveitar espaços em apartamentos e casas pequenas 

Papéis de parede

Amigos de longa data das decorações de quartos infantis e demais cômodos da casa, os papéis de parede apresentam as mais variadas cores e estampas. Podem variar de designs mais neutros até os temáticos, podendo conter inclusive os personagens favoritos da criança. Além de muito bonito e de rápida aplicação, o papel de parede possui uma característica decorativa instantânea.

Como decorar um quarto infantil de forma prática e econômica
Foto/Reprodução: Quarto infantil com papel de parede ilustrando folhas coloridas. Via: Getty Images

Ao ser aplicado em uma ou mais paredes de quartos infantis, o papel de parede traz um visual completamente novo ao espaço.Apenas esse item, aplicado de maneira correta e com a estampa ideal, já auxilia de forma bastante significativa a composição de maneira geral do quarto.

Modelos diferentes de abajur

Sabe-se que a iluminação é um fator de enorme importância na composição de qualquer espaço da casa, em quartos infantis não é diferente.

Como decorar um quarto infantil de forma prática e econômica
Foto/Reprodução: Quarto infantil com abajur criativo. Via: Getty Images

Além de auxiliar muito a criança como um acessório que traz luz e proporciona segurança ao recorrente medo de escuro, o abajur pode modificar completamente a iluminação geral do quarto e ainda agregar na decoração do espaço. 

E mais: Conheça os fatores que DESVALORIZAM sua sala de estar 

Caso seja possível, opte ou substitua os tradicionais abajures por peças mais criativas. Você pode criá-los a partir de matérias recicláveis como garrafas, tecido, cartolina e outros.

Quadros ilustrativos

Muito acessíveis e de grande auxílio na composição criativa do quarto das crianças, os quadrinhos são uma excelente ideia para dar muitas vezes o diferencial que falta no quarto.

Como decorar um quarto infantil de forma prática e econômica
Foto/Reprodução: Decoração de quarto de bebê com quadros ilustrativos de animais. Via: Adobe

As molduras e ilustrações disponíveis variam bastante. Desde cores mais ousadas e formatos divertidos, a tons claros e mais discretos, compondo perfeitamente um quartinho clássico.

Pôsteres

Se a sua intenção for renovar a decoração desse quarto infantil rapidamente e sem gastar muito, uma alternativa ainda mais econômica que a composição com quadrinhos é utilizando pôsteres. 

É possível encontrar opções de pôsteres em livrarias, bancas, cinemas (sabe aqueles pôsteres de filmes que apresentam os filmes em cartaz? Então! Você pode pedir no cinema da sua cidade, dos filmes que saíram de cartaz recentemente ou, ainda, imprimir da internet). 

Veja mais: Como escolher o espelho certo para sua sala de jantar 

Assim como no caso do papel de parede, é possível escolher os personagens e filmes favoritos da criançada.  

Utilize os brinquedos que já existem no espaço

Ursos, carrinhos, bonecas, entre outros objetos infantis podem auxiliar e muito na composição desse espaço. Utilize esses objetos para lhe auxiliar na decoração. Eles podem ser distribuídos em nichos, em uma prateleira, sob a cama ou como a sua criatividade mandar!

Como decorar um quarto infantil de forma prática e econômica
Foto/Reprodução: Decoração de quarto infantil com itens de entretenimento da criança. Via: Adobe.

O melhor dessa alternativa é que você só precisará de alguns minutos e um pouquinho da sua dedicação e criatividade, não tendo que gastar nem um real sequer para compor essa decoração.

Camas de pallets e pinus

Os pallets têm sido parte de uma enorme tendência na decoração das casas através de móveis e acessórios criados a partir do item. Além de trazerem um visual mais leve, criativo e muito prático, principalmente se tratando de quartos infantis, o pallet ainda apresenta um custo bastante baixo em relação a utilização de outros materiais.

Como decorar um quarto infantil de forma prática e econômica
Foto/Reprodução: Quarto infantil com cama montessoriana. Via: Buenosia Carol – Pexels

Assim como os pallets, outra alternativa bastante econômica e muito criativa são as camas de pinus. Elas são excelentes apostas para compor o popular estilo montessoriano, que visa estimular a autonomia e a liberdade das crianças, sem abrir mão da segurança e diversão que o ambiente deve proporcionar. 

E mais: Aprenda a melhorar a decoração de toda a casa gastando muito pouco 

Para alcançar seu propósito, as camas em pinus são projetadas sob a ótica infantil. Ou seja esses modelos de camas devem ter a altura adequada para que a criança suba e desça dela sem necessitar do auxílio de adultos.

Almofadas

Como decorar um quarto infantil de forma prática e econômica
Foto/Reprodução: Quarto decorado com almofadas diversas. Via: Getty Images

Versáteis, econômicas e fáceis de encontrar (e fazer), as almofadas são bem comuns sobre camas infantis. Além de agregarem muito o cantinho com cores e estampas diferentes, trazem conforto e sensação de aconchego ao quarto.

Como decorar um quarto infantil de forma prática e econômica
Foto/Reprodução: Mãe e bebê em quarto infantil, decorado com itens alternativos e econômicos. Via: Freepik

Lembre-se de escolher almofadas que ornem com o restante do ambiente, para evitar um aspecto cansativo e pesado.

Gostou das dicas?

Venha para a Big Móveis e conheça nossas excelentes opções em mobiliário e acessórios para o quarto da criançada!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *