Como decorar a casa empregando o estilo escandinavo

Como decorar a casa empregando o estilo escandinavo

Tons pastéis, aconchego e móveis funcionais. Essas são algumas das características do estilo escandinavo, que tem ganhado cada vez mais lugares em residências de todo o mundo e que também pode fazer parte da sua.

Se você é um apaixonado por decoração de interiores ou tem realizado buscas frequentes sobre o assunto,  já deve ter se deparado a referências da decoração escandinava.

E mais: Saiba como compor uma sala de jantar de tirar o fôlego 

Esse estilo, como seu próprio nome já diz, teve origem e referências tiradas da Escandinávia, e conquistou o mundo, após empregar diversas característica muito apreciadas pelas pessoas nos últimos anos, que envolvem a diminuição de móveis e elementos na casa, priorizando o essencial, ao mesmo tempo que, fornece aconchego e paz aos ambientes.

Conheça agora, dicas para adotar o estilo escandinavo de forma simples e assertiva em sua casa:

Atenção a iluminação

O design escandinavo, também conhecido como nórdico, teve início por volta dos anos 50, na região do norte da Europa, em países como Noruega, Finlândia, Suécia, Dinamarca entre outros. O que todas essas regiões tinham em comum eram as baixas temperaturas e cômodos menores, a fim de preservar o calor dos ambientes. Por conta disso, existia a necessidade de empregar funcionalidade aos espaços e móveis selecionados para eles.

Veja também: Como fazer uma parede lousa bastante estilosa para sua casa de maneira simples 

Em regiões nórdicas o frio é intenso e as noites mais longas, o que gera a necessidade de optar por móveis e revestimentos claros, a fim de trazer a sensação de claridade para os ambientes. Para casas brasileiras que desejam adotar a decoração, é importante atentar-se ao posicionamento dos móveis: se mal colocados, a grande quantidade de luz adentrando os cômodos, pode incidir no aumento da temperatura interna.

As cores do estilo escandinavo

Como decorar a casa empregando o estilo escandinavo
Foto/Reprodução: Decoração com elementos e cores neutras, bastante presentes no estilo escandinavo. Via: Dariusz Jarzabek – Adobe.

Os nórdicos priorizam o uso de cores neutras. Por isso, para aplicar o estilo em sua casa, aposte em móveis e itens decorativos com as cores branca, bege e madeira. Para dar destaque com itens menores, principalmente decorativos, aposte sem medo nos tons pastéis como rosa, azul, verde, e cinza.

Desapegue

A sensação de bem-estar, limpeza dos ambientes, praticidade e simplicidade são grandes características do estilo escandinavo também, por conta disso, está distante de ser ideal para acumuladores.

Veja mais: Conheça os truques que manterão sua casa bem arrumada

Todos os adornos acumulados durante anos e que não apresentam utilidade na casa, podem e devem ficar fora de uma decoração escandinava ideal. Não que você não terá objetos decorativos, mas com certeza o número deles será diminuído. Afinal, é importante que sua casa possua personalidade e represente quem você é e o que gosta, mas isso não necessariamente significa que sua ela necessite parecer uma loja de artigos decorativos.

Priorize itens realmente significativos e que de preferência, possuam mais alguma utilidade além de simplesmente decorar. Uma das grandes vantagens em empregar uma decoração escandinava a casa é que, qualquer item de decoração empregado, ganhará enorme destaque entre os tons neutros encontrados do restante dos elementos.

Texturas, estampas e materiais

Para trazer ao lar o clima aconchegante da decoração escandinava, acrescente elementos que possuam materiais como a lã, o algodão e o couro. Neste tipo de decoração, também é muito comum observar o uso de plantas para trazer vida aos ambientes e completar a sensação de paz e naturalidade. 

Como decorar a casa empregando o estilo escandinavo
Foto/Reprodução: Quarto com elementos da decoração escandinava. Via: Mashiki – Adobe

Tapetes geométricos em tons neutros e almofadas com estampas geométricas, também são excelentes investimentos a quem deseje trazer o design nórdico ao lar.

Nesse tipo de decoração, também são empregados quadros bastante característicos, com molduras pretas, brancas ou em tons de madeira. Esses quadros levam em suas estampas elementos minimalistas que remetam a natureza, formas geométricas, ou que ainda possuam palavras ou frases com “letterings” em fontes simples e bem características da arte, fáceis de encontrar ou mesmo de fazer no melhor estilo DIY.

Inspire-se em nossas dicas para criar ambientes escandinavos, aconchegantes e refinados em sua casa. Visite a Big Móveis e encontre móveis e acessórios  perfeitos para renovar o seu lar, com qualidade e preço justo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *