CASAS EM DRYWALL: conheça o método limpo e ágil de construir

CASAS EM DRYWALL: conheça o método limpo e ágil de construir

30Obra ágil, limpa e de baixo custo, essas são as principais definições que caracterizam as construções em drywall. Extremamente popular nas casas e demais projetos realizados por toda a Europa e Estados Unidos, o drywall ganhou sua popularidade nessas localidades após apresentar-se como uma das formas mais vantajosas de construir.

O drywall é constituído por placas em gesso de alta resistência acústica e mecânica, tendo como uma das suas principais características de destaque na construção, a extrema semelhança de sua aparência a parede feitas em alvenaria.

Processo de Montagem

CASAS EM DRYWALL: conheça o método limpo e ágil de construir
Foto/Reprodução: Casa construída em drywall. Via: Freepik

O processo de montagem de um projeto em drywall inicia-se com a instalação de guias metálicas do piso ao teto do que formarão as paredes. Nelas são fixadas os montantes e aço galvanizado (com espaçamento de aproximadamente 60 cm entre um do outro). Em seguida, as chapas de drywall são parafusadas sob o material, formando a parede.

Veja mais: Como decorar a sua casa gastando pouco 

É necessário que esse processo seja realizado duas vezes para que seja formado os dois lados de uma parede. No interior das chapas, são adicionados lã mineral ou de vidro para que seja criado isolamento acústico que a casa ou empreendimento comercial precisará.

CASAS EM DRYWALL: conheça o método limpo e ágil de construir
Foto/Reprodução: processo de finalização de paredes em drywall. Via: Freepik

Para o acabamento do drywall, são utilizadas fitas e massa para que as paredes possam receber, pintura, texturas e revestimentos.

O drywall

CASAS EM DRYWALL: conheça o método limpo e ágil de construir
Foto/Reprodução: Interior de casa feita com a utilização de drywall. Via: Francesca Tosolini – Unsplash

Além de se tratar de uma estrutura leve e de baixo custo, o drywall é também um tipo de estrutura sustentável, tecnológica, além de limpa, produzindo apenas 5% de resíduo gerado em relação ao tamanho da obra. Em contrapartida, as construções feitas em alvenaria tendem a gerar 30% de resíduos. Os projetos em drywall também não geram descartes tóxicos.

Segurança do Material

Apesar de se tratar de um material simples e bastante leve, o drywall oferece grande segurança. O material está licenciado dentro das normas técnicas exigidas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e suas composições abrangem todos os níveis da norma do Desempenho de Edificações, a NBR.

Drywall em áreas úmidas e externas

Você com certeza deve ter se perguntado como funciona a utilização do drywall em banheiros, cozinhas e partes externas das construções.

CASAS EM DRYWALL: conheça o método limpo e ágil de construir
Foto/Reprodução: casa em nas áreas úmidas. Via: Andrea Davis – Unsplash

Para lhe ajudar a entender como isso é possível (porque sim, é!), lhe apresentaremos os 3 três tipos de chapas de drywall oferecidas no mercado.

Veja também: Como escolher o espelho ideal para sua sala de jantar

Os 3 tipos de chapas de drywall são identificadas por terem uma das suas faces com cores distintas. Sendo elas: a verde, a rosa e a opção em branco. Cada uma com uma função individual.

A VERDE (RU): para aplicação em áreas úmidas como banheiros, cozinha e lavanderia, é aplicada  a chapa verde. Isso porque essa opção possui silicone e aditivos fungicidas compostos ao gesso.

ROSA (RF): a chapa rosa é resistente ao fogo, isso porque ela obtém fibra de vidro em sua composição. Geralmente é aplicada ao redor de lareiras e em bancadas da cozinha em que serão aplicados cooktops, por exemplo.

BRANCO (ST): este é o modelo mais aplicado e simples entre todos os disponíveis. Conhecido como standard, ele é bastante aplicado nas demais áreas, ou seja, nas áreas “secas” como quartos, salas de estar sem lareira, em divisórias no geral. Além disso, ele é bastante utilizado na construção de forros, trazendo um melhor aspecto aos ambientes.

Vantagens em utilizar o drywall em sua obra:

  • por se tratar de um material leve e de fácil manuseio, o drywall aumenta a diversidade dos projetos, facilitando alterações e customizações;
  • a espessura das paredes. Se comparadas as feitas em alvenarias, isso representa um ganho médio de 5% de espaço (metragem) em cada cômodo; 
  • em um projeto finalizado, o ganho representa enorme diferença e contribuição nos espaços que acabam ficando bem mais amplos e arejados;
  • possui grande resistência a impactos que podem ocorrer durante e após a construção do projeto;
  • mantém a temperatura regulada. Uma das grandes vantagens que o gesso apresenta é sua propriedade natural de atuar na compensação da temperatura, trazendo um enorme benefício para o clima e quantidade de umidade no projeto, estando sempre em equilíbrio;
  • possui maior isolamento acústico em relação a paredes em alvenaria;
  • facilidade em instalar e modificar tomadas e janelas, já que a placa de gesso facilita o corte e a passagem de fiação elétrica. 
CASAS EM DRYWALL: conheça o método limpo e ágil de construir
Foto/Reprodução: Processo de composição da parede de drywall. Via: Freepik

Gostou das informações? As construções em drywall representam o futuro da construção civil no Brasil. Práticas, econômicas e muito inteligentes, elas tendem a angariar cada vez mais adeptos.

E não se esqueça: para compor e decorar de forma inteligente e confortável o interior de seus projetos, conte com os móveis e acessórios da BIG Móveis. Além de alta qualidade nos materiais utilizados na composição dos móveis, você poderá contar com os melhores preços e promoções além de um excelente e personalizado atendimento. Conheça nossa loja.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *