Banheiros pequenos: confira dicas para otimizar o espaço

Banheiros pequenos: confira dicas para otimizar o espaço

Com espaço cada vez mais reduzido nas residências, é comum encontrar dificuldade em armazenar todos os itens necessários em seus devidos cômodos. Entretanto, as vantagens de optar por esse tipo de espaço são: ganho de tempo do dia-a-dia, economia no IPTU e contas no geral, principalmente se tratando de água e energia. Normalmente situados próximos ou nos centros urbanos, esses espaços contam com a facilidade de ter comércio, serviços, vias rápidas e transporte público acessíveis. 

Outra boa notícia é que, por causa da redução no tamanho das novas plantas, qualquer alteração realizada nesses espaços apresenta uma enorme diferença. Seja com a adição de armários embutidos, espelhos ou revestimentos diferentes. Com algumas dicas simples é possível embelezar, otimizar e devolver aos ambientes a praticidade de sempre, aproveitando suas novas configurações.

Banheiros pequenos: confira 10 dicas para otimizar o espaço
Foto/Reprodução: Banheiro pequeno. Via: Cocoparisienne – Pixabay

E mais: Aprenda a agregar seus ambientes utilizando poltronas e como escolher a correta 

Sendo o banheiro um dos ambientes mais importantes da casa, preparamos hoje, algumas dicas para você aproveitá-lo ao máximo, garantindo muita beleza e funcionalidade para esse cômodo. Confira agora.

Atente-se às portas

Em espaços pequenos, a escolha correta das portas pode fazer enorme diferença. O banheiro não fica de fora. Por isso, se for possível, opte por portas de correr ou dobradiças para a entrada/saída do seu banheiro, já que as convencionais ocupam grande espaço quando abertas.

Banheiros pequenos: confira 10 dicas para otimizar o espaço
Foto/Reprodução: Banheiro com porta de correr. Via: Shannonrphillips – Pixabay

A dica também vale para  portas do gabinete, do box e demais armários do banheiro. Dê sempre preferência a portas que não ocupem espaço ao serem abertas (o chamado ângulo de abertura).

Aproveite as paredes

Banheiros pequenos: confira 10 dicas para otimizar o espaço
Foto/Reprodução: Otimização de banheiro utilizando prateleiras. Via: Pkamiini – Pixabay

Os espaços nas paredes dos banheiros, principalmente os pequenos, são valiosos. Vale aproveitar cada cantinho (com harmonia) para a adição de nichos, prateleira e armários para o armazenamento de itens necessários. Nesse caso, tome cuidado apenas com a profundidade dos itens escolhidos, pois isso pode gerar desconforto e diminuir o espaço ao invés de otimizá-lo.

Veja mais: Como melhorar a decoração da sua casa gastando pouco

Utilize gabinete

O gabinete, aquele armário que fica embaixo da pia do banheiro, é um grande aliado na organização e otimização do espaço, pois ele pode acomodar diversos itens importantes que são utilizados diariamente, sem interferir na passagem.

Banheiros pequenos: confira 10 dicas para otimizar o espaço
Foto/Reprodução: Pia com gabinete em banheiro pequeno. Via: Pkamiini – Pixabay

Se estiver na dúvida entre investir ou não nesse móvel, invista! Ele poderá proporcionar uma grande diferença visual e prática no seu banheiro pequeno. 

E mais: Como aproveitar espaços em apartamentos pequenos

Use prateleiras para substituir armários

Se você prefere um visual clean, mas ainda precisa de espaços de armazenamento em seu banheiro pequeno, uma ótima opção é fazer o uso de prateleiras ao invés de instalar armarinhos fechados. Aqui também vale apostar em modelos mais “rasos”, para não comprometer o espaço.

Banheiros pequenos: confira 10 dicas para otimizar o espaço
Foto/Reprodução: The Honest Company – Unsplash

Outra dica importante é dar preferência a prateleiras de cores e materiais mais claros, como as de vidro, para garantir a leveza e sensação de amplitude do ambiente.

Utilize o espaço acima do vaso sanitário

Banheiros pequenos: confira 10 dicas para otimizar o espaço
Foto/Reprodução: aproveitando espaço da caixa acoplada ao vaso sanitário para armazenamento de papel higiênico. Via: Charles – Unsplash

O espaço acima do vaso pode ser utilizado de diversas maneiras, uma delas é com a adição das prateleiras, como citado anteriormente, com nichos ou até mesmo de forma decorativa. Caso o seu vaso sanitário tenha caixa acoplada, aproveite esse espaço para adicionar uma flor ou plantinha decorativa, armazenar papel higiênico reserva em uma caixinha ou até mesmo um aromatizante que você goste de deixar a disposição.

Tons claros para paredes e pisos

Banheiros pequenos: confira 10 dicas para otimizar o espaço
Foto/Reprodução: Jean van der Meulen – Pexels

Em banheiros, assim como em outros cômodos pequenos de casa, os tons e revestimentos claros podem trazer sensação de amplitude do local. Enquanto cores escuras, dão a sensação contrária. Por isso, caso seja possível, customize ou substitua revestimentos antigos do seu banheiro por novos, que tragam essa impressão.

Veja também: Dicas para aumentar visualmente o espaço de cômodos pequenos 

Espelho e iluminação

Banheiros pequenos: confira 10 dicas para otimizar o espaço
Foto/Reprodução: banheiro iluminado com espelho em tamanho grande. Via: Steven Ungermann – Unsplash

Não é novidade para ninguém que a luz certa e o uso de espelhos, trazem enorme benefício para as áreas da casa. Para levar esses benefícios ao banheiro, a entrada de luz natural em abundância é o ideal, mas nem sempre isso é possível. Então, nestes casos,escolha a iluminação de forma que supra a ausência dessa luz. 

Veja ainda: 3 dicas para decorar sua casa utilizando papel de parede 

Para a escolha dos espelhos, peças amplas que ocupam boa parte da parede são sempre os mais indicados.

Capriche na organização

Caixas e potes organizadores são peça-chave na organização de espaços pequenos e podem completar a eficiência do seu gabinete, prateleiras e nichos no banheiro. Ao adquirir essas peças, dê preferência as que forem transparentes, que auxiliam na visualização dos produtos em seu interior. Caso contrário, adicione etiquetas aos potes para não ter que desorganizar tudo ao procurar um item em especial.

Decoração dos banheiros

Banheiros pequenos: confira 10 dicas para otimizar o espaço
Foto/Reprodução: acessórios para banheiro pequeno. Via: Jonny Caspari – Unsplash

Para espaços e orçamentos limitados, uma boa dica de decoração é investir em itens pequenos. 

E mais: Como criar um espacinho zen em sua casa 

Os arranjos com flores naturais ou artificiais ainda são os itens de maior preferência quando o assunto é decoração do banheiro. Porém, é possível adicionar outras peças de sua preferência como pequenas velas aromatizadas e potinhos decorativos para embelezar e transformar esse espaço.

Suportes para toalhas

Banheiros pequenos: confira 10 dicas para otimizar o espaço
Foto/Reprodução: banheiro pequeno otimizado. Via Francesca Tosolini – Unsplash

Em áreas menores, todo detalhe deve ser observado. Aproveite os espaços não utilizados para adicionar os suportes e ganchos para as toalhas. Ao escolher os modelos de suportes, observe a profundidade dos itens e espaço que ocuparão no interior do banheiro para que não acabem interferindo a passagem e locomoção. 

Gostou das nossas dicas? Então não deixe de acompanhar nosso blog onde você encontra diversas dicas para deixar sua casa ainda mais linda!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *