Aproveitando o espaço em um apartamento pequeno

Aproveitando o espaço em um apartamento pequeno

Mobiliar e decorar um apartamento pequeno pode parecer uma tarefa bem difícil, mas não é. Otimizar é a palavra-chave! 

É importante pensar em móveis ideais para apartamentos pequenos pois, com eles, é mais fácil aproveitar melhor os ambientes e deixar tudo muito mais confortável.

Confira neste post, algumas dicas e informações para vencer a falta de espaço usando elementos que exploram a versatilidade de acessórios e móveis, tanto para a decoração, como para a organização do seu ambiente. 

Móveis dobráveis

Sabe aqueles móveis que possuem várias funções? Eles são boas opções para decoração e perfeitos para mobiliar ambientes compactos.

Para ambientes menores, o ideal é investir em sofás dobráveis e até reclináveis. O sofá-cama, por exemplo, pode transformar ambientes, como a sala ou home office, em quarto. Além disso, esse é um tipo de móvel que dá a possibilidade de economizar espaço e deixar o escritório ou a sala preparada para receber visitas na falta de um quarto de hóspedes.

IMPORTANTE: antes de comprar o sofá, verifique o lugar disponível em seu apartamento e veja também qual é o tipo de abertura do modelo em questão, pois alguns têm abertura para frente e outros para os lados, ou ainda, possuem braços reclináveis.

Biombos

Os biombos são versáteis e, ao mesmo tempo que dividem ambientes, servem para decorar seu apartamento.

Se você precisa fazer uma divisão entre a sala e o quarto,  é só usar um biombo entre esses ambientes, por exemplo.

Existem diversos modelos disponíveis no mercado. Eles servem tanto para decorações mais clássicas, como os de madeira ou de bambu. Para quem deseja ainda montar uma decoração mais moderna, investir em biombos em PVC, telas de fibra, MDF pode ser uma boa escolha. Agora, para quem ama uma decoração personalizada, apostar no DIY (faça você mesmo) é super recomendado, tudo para criar um modelo exclusivo. 

Iluminação

Uma luz adequada proporciona um ambiente aconchegante, destaca a decoração e até amplia espaços. Para apartamentos pequenos, as luminárias de parede (conhecidas também como arandelas) são boas escolhas, pois tem um tamanho reduzido e decoram sem ocupar espaço.

As arandelas ficam muito bem em salas, quartos, suítes e até mesas de jantar. Quanto a instalação, é importante levar em conta o pé direito da residência (altura entre piso e teto) e sua funcionalidade específica. 

Suporte para utensílios

Normalmente, a cozinha é o local que mais sofre com a redução de espaço em um apartamento. Isso é visível já na planta, ao projetar a residência.
Por isso, é importante usar móveis, objetos e utensílios que se adaptem ao local.

Ter um suporte para utensílios é extremamente vantajoso. Nele você pode pendurar e apoiar diversos tipos de utensílios como talheres, copos e panelas, economizando espaços na pia, gavetas e armários.

Mesa compacta

Se o apartamento é muito pequeno e não dispõe de um espaço disponível para uma bancada ou mesa, uma mesa compacta ou uma mesa de parede pode ser a solução.

Esse é um móvel muito versátil. Pode ser instalado na cozinha, na sala e até no quarto e serve tanto para apoio para refeições, objetos ou no quarto, como home office. Com certeza é um item que pode ajudar – e muito – a proporcionar mais conforto ao seu lar.

E aí? Gostou das dicas? 

Na loja Big Móveis você pode encontrar o móvel ideal para seu apartamento. Não deixe de conferir!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *