7 itens da casa para faxinar na quarentena

7 itens da casa para faxinar na quarentena

Entre uma faxina e outra esses itens costumam ser esquecidos, por isso, a quarentena pode ser uma excelente oportunidade para deixá-los devidamente em ordem, antes que tudo volte a normalidade.

Lembrando que todos os itens que serão citados, podem ser facilmente limpos com produtos simples que você tem em casa. Como é o caso do vinagre, do limão ou mesmo do bicarbonato de sódio.

Além disso, é importante ressaltar que os cuidados com a higiene estão entre os principais quesitos de prevenção ao COVID-19 e por isso, você deve atentar-se a eles mais do que nunca! 

Vamos lá? 

1. Lavadora de roupas

Pode até parecer estranho ter que realizar a limpeza de um utensílio da casa que está em constante contato com a água e o sabão. Não é mesmo?

Entretanto, é imprescindível pensar que ela também tem com a mesma frequência, contato com peças bastante sujas, que com o tempo, fazem com que a lavadora acumular certas porções dessas sujeiras.

Para higienizá-la, é simples!

Primeiro, retire de dentro da lavadora qualquer peça que esteja ali presente.

O segundo passo é adicionar a máquina 500 ml de água sanitária. Feito isso, você deve ativar o ciclo rápido de lavagem da sua máquina e deixar que ela complete o programa.

O tempo ideal entre uma higienização dessa e outra, deve ser de dois meses se possível.

Com isso, ela permanecerá constantemente limpa, garantindo também roupas limpas de verdade para você.

IMPORTANTE: caso sua lavadora tenha um filtro removível, lembre-se de retirá-lo e limpá-lo também. 

Geralmente ficam acumulados ao filtro pequenas sujeiras e fiapos de roupas, que podem interferir em seu funcionamento a longo prazo.

Para uma limpeza completa, não esqueça da mangueira localizada na parte de trás da lavadora, que também deve ser lavada por acumular poeira.

2. Maçaneta da porta principal 

Higienizar as mãos quando entramos em casa é um hábito bastante frequente, todavia, esquecemos que ao abrir a porta diariamente, depositamos ali grande parte da sujeira que trazemos de fora.

Para limpá-la, basta ter em mãos um pano úmido com um pouco de desinfetante ou álcool. 

Isso já eliminará a maior parte das bactérias ali presentes.

3. Aproveite a quarentena para limpar e desentupir o chuveiro 

Por conter muitos furos pequenos que absorvem sujeira diariamente, é comum que, ao longo do tempo, nos deparemos com alguns desses furos do chuveiro entupidos.

Principalmente quando levado em conta que não costumamos limpá-lo com a mesma frequência que lavamos o restante do banheiro. 

Tendo isso em vista, indicamos aproveitar os dias que você tem em casa para fazer a limpeza desse item.

Comece desligando o disjuntor da sua casa, para evitar acidentes com a corrente elétrica. 

Posteriormente, desrosqueie o espalhador do chuveiro (a parte de que contém os furinhos), pegue uma vasilha cheia de água e adicione meio copo de vinagre. 

Em seguida, mergulhe o espalhador na vasilha com a mistura e deixe agir por uma hora.

Após isso , basta tirar o espalhador da mistura e encaixá-lo novamente ao restante do seu chuveiro.

Se você perceber que alguns furinhos ainda estão sujos, uma escova de roupas ou de dente (antiga) pode lhe ajudar a limpá-los.

Existem alguns modelos em que é mais difícil desencaixar o espalhador, como é a maioria dos a gás, por exemplo.  

Se esse for o seu caso, basta com o auxílio de um saco plástico e um elástico, você prender a mistura de água morna e vinagre ao seu chuveiro, deixando agir também por uma hora.

Ao final do tempo estipulado, retire a sacola contendo a mistura e pronto, seu chuveiro estará limpinho!

4. Quadros

Eles ficam pendurados por anos no mesmo local e muito frequentemente esquecemos de limpá-los. 

No entanto, se você está pensando que poderá passar um pano úmido nos objetos com alguma misturinha, saiba de antemão que não é disso que se trata!

Para limpar os quadros da sua casa corretamente, basta retirá-los da parede e com o auxílio de um espanador, retirar toda a poeira acumulada. 

Um pano seco pode ser utilizado para limpar as molduras em especial e também, a parte de trás do quadro, a qual fica em contato direto com a parede diariamente.

 Está gostando dessas dicas?

Então não deixe de acompanhar mais 3 itens importantes que você costuma esquecer de limpar em sua casa, e dicas de como fazê-lo com eficiência  para que esse espaço permaneça limpo e higienizado de forma que proporcione a você, seus familiares e amigos, uma atmosfera muito mais agradável, arejada e saudável.