7 dicas de como decorar uma sala pequena

7 dicas de como decorar uma sala pequena

Marcenaria planejada e peças versáteis estão entre as opções que podem contribuir muito com a composição desse ambiente.

Com metragens cada vez menores nas novas residências, principalmente no que tange às grandes cidades, é preciso – cada vez mais – ter sabedoria na escolha dos itens de decoração e mobília da uma casa, para garantir beleza e acolhimento sem que seja necessário abrir mão de espaço livre.

Veja também : As cinco tendências que vão dominar a decoração das casas modernas em 2020 

Como decorar uma sala de pequena está entre as principais dúvidas de quem opta por viver em espaços menores, preparamos algumas dicas que poderão lhe ajudar e muito nessa missão. Acompanhe:

1. Dê preferência a peças multiuso

Em casas e apartamentos compactos, a sala pode e diversas vezes necessita, agregar diversas funções. Entre elas a de home office, home theater e até o espaço onde são realizadas refeições rápidas. Por conta disso, é essencial apostar em mobiliário e acessórios multiuso, como por exemplo, móveis que sirvam de apoio para realização de refeições ou armazenagem de objetos e que, ao mesmo tempo, sirvam de assento quando não estiverem sendo utilizados para outros propósitos.

2. Móveis compactos

Aposte em peças mais estreitas para sua sala de estar pequena como, por exemplo, um sofá com braços estreitos ou mesmo um que não os possua. Assim, você conseguirá dar sensação de maior amplitude à sua sala, além de fornecer maior espaço disponível para a circulação.

3. Soluções para criar sensação de amplitude

Se você não sabe por onde começar, procure criar uma sensação de amplitude à sua sala pequena. Uma forma inteligente de criar essa sensação, é derrubando uma parede e unindo ambientes, como o da cozinha ao da sala, por exemplo.

No caso da aquisição de um novo imóvel, opte por aqueles que já possuam essa característica ou que ainda permitam que você faça essa modificação no projeto.  

Veja também : Como empregar o estilo escandinavo em sua casa 

Cores claras e a adição de espelhos, também contribuem muito com essa sensação.

Caso tenha o desejo de adicionar uma cor mais forte para trazer destaque e diversidade ao seu espaço, opte por empregá-la em um acessório decorativo.

4. Menos é mais

Pratique o desapego sem medo. Em residências pequenas, é importante ter em mente que é necessário abrir mão de itens de pouco uso ou que ainda não possuam funções que vão além da decorativa. Além disso, uma decoração minimalista cai muito bem em ambientes com metragem reduzida, proporcionando enorme elegância a sua casa.

5. Aproveite cada centímetro

Em salas compactas, é comum termos a impressão de que diversos itens daquele espaço não caberão ali, gerando bagunça em outros cômodos da casa que acabam armazenando itens como livros, DVD’s, mantas de sofá. Entretanto, é possível (e muito importante) que os itens utilizados na sala também sejam armazenados desse espaço, inclusive por uma questão de praticidade.

E mais: Saiba como manter a casa sempre organizada com alguns truques simples 

Aproveite os espaços nas paredes próximas ao teto. Esses espaços geralmente ficam vazios e sem uso, enquanto poderiam receber armários aéreos e prateleiras que facilmente podem receber livros, plantas entre outros itens.

6. Setorize

E, por fim, adicione um tapete a sua sala pequena para delimitar esse ambiente. Em espaços pequenos, a ordem e a limpeza são ainda mais necessárias, pois proporcionam a sensação de bem estar e de ambiente arejado que tanto desejamos e necessitamos para uma sala menor.

Gostou das dicas? Então não deixe de acompanhar nosso blog para aproveitar muitas mais. E não se esqueça. Na Big Móveis Styllus você encontra os melhores e mais belos móveis para compor sua sala compacta de forma econômica e sem abrir mão da qualidade. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *