12 dicas poderosas de organização para aplicar em casa

12 dicas poderosas de organização para aplicar em casa

A verdadeira organização constitui-se basicamente de 4 etapas: o descarte, a limpeza, a categorização e, por último, a organização de fato dos itens necessários.

Veja mais: Como aumentar visualmente cômodos pequenos com truques simples 

Para que o dia da faxina não seja um episódio isolado em seu lar e que no restante dos dias isso se torne um grande problema e motivo de stress para todos os moradores, preparamos para você 12 segredos simples, mas muito eficazes, de organização que mudarão seu jeito de armazenar e organizar. Confira agora.

Dicas de organização para aplicar em casa

1 – Mantenha tudo sempre à vista. 

desta maneira, é possível saber o que há no guarda-roupa e, assim, utilizar todas as peças disponíveis.

2 – Não está utilizando? Guarde.

Utiliza alguns itens como cobertores de inverno com menor frequência? Itens como este e qualquer outro que você venha a utilizar apenas em datas ou períodos bem específicos, devem sempre ficar no alto dos armários. Já o que é utilizado diariamente, deve ser mantido na altura dos olhos. Nem abaixo, nem acima.

3 – Você não precisa jogar tudo fora!

Medidas drásticas tomadas por uma questão de necessidade de uma hora para outra, não vão garantir que sua casa se transforme em um local mega organizado instantaneamente. Organizar vai muito além de simplesmente começar a se desfazer de tudo – e você nem precisa fazer isso. Se existe algum item do qual você e familiares não fazem mais uso, como uma roupa de bebê e você não deseja se desfazer do item pelo significado emocional que ele carrega, coloque-o em uma caixa e guarde.

4 – Padronize os cabides. 

Acredite, isso faz uma enorme diferença. Esta pode parecer uma dica e mudança boba, mas  cabides com formatos e cores diferentes causam confusão visual. Ou seja, fazem, inconscientemente, com que nossos olhos estejam mais atentos a essa “bagunça” do que nas roupas, de fato. Com cabides iguais, conseguimos visualizar melhor as peças de roupas disponíveis no guarda-roupas, fazendo com que as usemos mais.

5 – Existe cabide certo? 

Caso o seu espaço no armário seja pequeno, dê preferência a cabides mais finos. Uma boa opção são os modelos de veludo, esse modelo tem como função primordial não permitir que as roupas escorreguem, que é um dos maiores problemas das versões de plástico e outros materiais, por exemplo.

6 – Como guardar gravatas e cintos? 

As gravatas podem ser penduradas em cabides ou, enroladas em organizadores de parede/porta de guarda-roupa. Já os cintos, se for organizá-los em gavetas, faça rolos frouxos. Assim você garantirá que além de organizados, os cintos não fiquem com as fibras do material da peça desgastadas (que é o que ocorre em rolos muito apertados).

7- Identificação de itens com tags.

Uma pequena sinalização que pode trazer um enorme benefício. Tags em frente as gavetas, identificando o que há dentro de cada uma delas pode ajudar bastante a manter a organização. Se você conta com ajudantes em sua residência, fica ainda mais fácil de saber onde a/o profissional deverá guardar as roupas limpas, por exemplo.

8 – Organize-se

Não adquira caixas organizadoras sem antes saber de fato o que colocar dentro delas ou onde irá armazená-las. Uma iniciativa de organização, sem planejamento prévio, pode muitas vezes resultar num gasto extra, erro no tamanho da peça adquirida ou, ainda, acabar na produção de mais um item sem utilidade efetiva na casa.

9 – Modelos de caixas organizadoras

Agora, caso seja necessário adquirir caixas organizadoras, dê preferência as retangulares. Esse formato em específico aproveita melhor os espaços e pode ser armazenada em qualquer lugar sem causar grande interferência.  Modelos redondos e quadrados tendem a roubar centímetros preciosos dos armários. 

10 – Cada roupa exige um cuidado diferente ao ser guardada.

Vestidos de festa, por exemplo, costumam ser itens pesados, principalmente os que contém pedraria. Por isso, é indicado armazenar itens como este em caixas retangulares. Assim você evita o risco de deformar a peça, que é bem comum de ocorrer quando ficam pendurados em cabides. 

Uma dica bacana e bastante prática para o caso de quem possui muitas peças é colar sobre a caixa uma foto do item. Assim, você sempre saberá que vestido irá encontrar em cada uma das caixas, evitando o trabalho de abrir uma a uma.

11- Aposte em colmeias organizadoras. 

Esses itens tendem a otimizar grandemente os espaços nas gavetas.

12 – Bolsas

Se você possui mais de três ou um closet repleto delas, saiba que o ideal é colocar enchimento dentro delas, antes de guardá-las. Dispense os sacos plásticos para encapá-las.

Veja também: Como montar uma sala de jantar de tirar o fôlego de forma prática e objetiva

Com passos simples, é possível criar uma atmosfera muito mais organizada nos espaços e principalmente armários da casa, facilitando o dia-a-dia e aproveitando melhor as peças e itens que você já tem.

Gostou das dicas? Então não esqueça de compartilhar com os familiares e amigos que vivem se queixando sobre não conseguir manter a casa organizada.

E não se esqueça, aqui na Big Móveis você encontra as melhores opções de roupeiro clássicos e modernos, para manter tudo em seu devido lugar, com muita elegância e estilo. Venha conferir!  

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *